Curso de Enfermagem promove evento sobre Aleitamento Materno

Quarta, 16 Agosto 2023 15:58 por Editor da Comunicação Social

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizará, no dia 23 de agosto, o 3º Encontro sobre Aleitamento Materno. Com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a iniciativa tem o objetivo de promover conhecimento e apoio ao aleitamento materno em todas as esferas da sociedade, especialmente para as mães trabalhadoras. O evento será no Auditório Thomaz Nicoletti, do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes.

O mês de agosto é conhecido mundialmente como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. Por isso, a UENP vai intensificar as ações de conscientização sobre a importância do assunto neste mês. “É de extrema importância que as mulheres estejam cientes dos inúmeros benefícios que o aleitamento materno proporciona para as mães e para as crianças. O leite materno possui todos os nutrientes essenciais à vida do bebê, evita mortes infantis por diarreia, infecções respiratórias e outras causas, diminui o risco de alergias, hipertensão, colesterol alto e diabetes”, explica a professora do curso de Enfermagem, Carolina Fordellone Rosa Cruz.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até os dois anos de idade ou mais. Carolina destaca que, embora sejam conhecidos os benefícios do leite materno, observa-se muitos mitos a respeito do assunto, bem como a sua baixa adesão e o desmame precoce, tornando-se, portanto, um problema de saúde pública. “Precisamos sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades para exercerem seus papéis críticos no empoderamento das famílias e na criação de salas de apoio à amamentação nas diversas formas de ocupação pós-pandemia”, completa.

Além do encontro sobre aleitamento materno, outras ações que incentivam a amamentação são desenvolvidas na UENP. A professora Carolina coordena o projeto “Aleitamento Materno na Clínica Multiprofissional da UENP”, que atende dezenas de mães há quatro anos. A iniciativa conta com apoio do curso de Odontologia do Campus de Jacarezinho, da maternidade da Santa Casa de Misericórdia e Centro de Saúde da Mulher e da Criança de Bandeirantes.

“Quando meu filho estava com 10 dias de vida, procurei o projeto, porque estava a ponto de desistir da amamentação. Sentia muitas dores e não estava aguentando. A primeira consulta foi o início da salvação da minha amamentação. Se eu não tivesse ido, com certeza teria desistido da amamentação”, partilhou a assessora técnica de Extensão da UENP, Daniele Revnei. Ela conta que o maior desafio para uma mãe é a fase do puerpério. “Na consulta, a professora Caroline não só me auxiliou na questão de métodos para melhorar a amamentação, mas me ajudou muito na questão psicológica, porque, durante o puerpério, surgem outras questões, além da amamentação”, relata.

A aluna Ingrid Ribeiro, do curso de Enfermagem, é voluntária da iniciativa. “Esse projeto lindo é de suma importância. Nele, podemos levar informações sobre o alimento mais completo do mundo: o leite materno. Todos os atendimentos são realizados com muito carinho e de forma individual, visando às necessidades da mãe e do bebê naquele momento. É um período de troca de conhecimento, experiências e afeto. Sou muito grata por fazer parte desse projeto e admiro muito os profissionais e estudantes que apoiam e incentivam a amamentação”.

Para a voluntária Sara Gabriela Souza, que atua na clínica há dois anos, a cada consulta com uma mãe, é possível observar diversas intercorrências e dúvidas relacionadas ao assunto. “Durante esse tempo, pude vivenciar diversas experiências com as quais me identifico muito. Aprendi e entendi como uma consulta de enfermagem em aleitamento materno funciona. Me sinto sortuda e muito feliz em ter a oportunidade de participar e realizar um trabalho tão lindo e importante que ajuda tantas gestantes e puérperas a manter uma amamentação com qualidade”, enfatiza.

A equipe projeto realiza os atendimentos às gestantes e puérperas na Clínica Multiprofissional da UENP, na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes, em domicílio, e, se necessário, de forma online. “No atendimento, realizamos a anamnese completa, exame físico geral e específico, avaliação da aplicação de laser terapia e orientação sobre aleitamento materno, finalizando com a cessação de dúvidas”, explica Sara.

O 3º Encontro sobre Aleitamento Materno da UENP começará a partir das 19h no dia 23 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. Para se inscrever, acesse o formulário: https://sites.google.com/uenp.edu.br/3encontrosobrealeitamentouenp/home

Última modificação: Quarta, 16 Agosto 2023 16:04

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES