Curso de Enfermagem realiza Encontro sobre Aleitamento Materno

Quinta, 24 Agosto 2023 14:00 por Editor da Comunicação Social
O 3º Encontro sobre Aleitamento Materno teve como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” O 3º Encontro sobre Aleitamento Materno teve como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”

O curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou, na quarta-feira, 23, o 3º Encontro sobre Aleitamento Materno. O evento, que teve como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, buscou promover conhecimento e apoio sobre o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade.

Realizado no auditório Thomaz Nicoletti, do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, o encontro reuniu um público multidisciplinar, com profissionais e alunos da área da saúde, como enfermagem e odontologia, professores e mães que estão amamentando. Também estiveram representantes das Santas Casas de Cornélio Procópio e Bandeirantes, da Secretaria Municipal de Saúde, da Regional de Saúde, do Cisnorpi, entre outros parceiros do curso de Enfermagem.

O diretor do CLM, Ricardo Castanho Moreira, partilhou a alegria em receber o evento. “Gostaria de parabenizar a professora Carolina Fordellone pela organização de mais esse evento sobre aleitamento materno, um tema extremamente importante. Como é bom para a nossa universidade olhar para esse tema. Esse evento reforça a importância da formação de bons profissionais, com temas de excelência, como o aleitamento materno”.

A coordenadora do evento, Carolina Fordellone Rosa Cruz, falou sobre a importância da amamentação durante a abertura da solenidade. “O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. Espero que todos os presentes neste evento compreendam melhor a importância do aleitamento materno e a defesa da amamentação”, destacou a coordenadora.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Marla Fabíula de Barros Hatisuka, o apoio à amamentação para mãe que trabalha não apenas beneficia as mães, mas também contribui para o desenvolvimento saudável dos bebês e fortalece os laços entre famílias e empresas. “Oferecer suporte emocional e prático à mãe que está se esforçando para equilibrar o trabalho e a amamentação pode fazer toda a diferença. Pequenos gestos e atitudes podem ter um impacto significativo na vida dessas mães. Vamos trabalhar juntos para criar uma sociedade onde a maternidade e a carreira possam coexistir harmoniosamente”, frisou.

Durante o evento, o público presente pode acompanhar as palestras de Roberta Salles Messa, enfermeira obstetra e consultora de amamentação; Ana Alice Lima Chechin Catussi, nutricionista da 18ª Regional de Saúde e coordenadora do Programa de Aleitamento Materno; Marina da Silva, enfermeira obstetra da Santa Casa de Cornélio Procópio e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano, e Roseli Landgraf, nutricionista e responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Cornélio.

“Eu agradeço a participação de todos nessa noite tão especial. Tenho certeza de que, de alguma forma, este evento promoveu uma melhor conscientização em todos nós sobre a importância do aleitamento materno e a proteção da amamentação como uma garantir um bom retorno da mãe ao trabalho, promovendo a saúde e o bem-estar da mãe e das crianças”, finalizou Carolina.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES