Professor da UENP participa de 21º Congresso da Associação Mundial para Saúde Sexual

Sexta, 18 Outubro 2013 15:30 por Assessoria de Comunicação Social
Professor Luiz Fabiano Zanatta durante o 21º Congresso da Associação Mundial para Saúde Sexual Professor Luiz Fabiano Zanatta durante o 21º Congresso da Associação Mundial para Saúde Sexual Foto: Divulgação

O professor Luiz Fabiano Zanatta, do Centro de Ciências Biológica (CCB) da UENP, campus Luiz Meneghel, participou do 21º Congresso da Associação Mundial para Saúde Sexual. O evento, que há 20 anos não era realizado na America Latina, reuniu todas as federações dos diferentes continentes ligadas ao tema, em Porto Alegre, entre os dias 21 e 24 de Setembro. O tópico principal do congresso foi "Assuntos sexuais diretamente do coração".

Durante o evento, Fabiano Zanatta, que é Membro do Grupo de Trabalho de Educação no Campo das IES na Seti e Pesquisador no Grupo de Estudo sobre corporalidade e promoção da Saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, participou de uma mesa sobre: "Influências sócio-históricas na construção da Sexualidade" com pesquisadores de outros países como Canadá, Quênia, Estados Unidos e China, . Em sua fala, o professor destacou a influência sócio-histórica e cultural na construção da sexualidade da adolescência do MST.

O professor explica que a sexualidade e suas manifestações devem ser entendidas para além dos componentes biológicos, pois trata-se do aspecto central do ser humano ao longo da vida e engloba sexo, identidade e papel de gênero, orientação do desejo sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. A forma como os indivíduos irão manifestá-la ou expressá-la dependerá do contexto sócio-histórico e cultural no qual estão inseridos. Para o professor, "A principal agencia de 'poder' sobre a sexualidade dos adolescentes do MST são as concepções arraigadas historicamente pelo modelo de patriarcado, que continuam se perpetuando objetiva e subjetivamente entre a adolescência do movimento".

Além da apresentação do professor, a UENP ainda foi representada por um trabalho apresentado na modalidade de Poster, com título "Políticas Públicas sobre Saúde Sexual e Reprodutiva para populações do Campo" elaborado pelos alunos Nathan Aratani, Desirée Zago Sanchis, Amanda Games Scripnic, Gabriella Balderrama Martins e Thais Fernanda Jardim.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Torna público o Edital de Reabertura da Inscrição para eleição dos representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – CIPA para a Gestão 2024/2025.

• Nomeia os representantes discentes junto aos Conselhos do Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.