Mestrado em Agronomia inaugura Câmara de Crescimento de Plantas

Quarta, 21 Junho 2023 10:12 por Editor da Comunicação Social

O Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná inaugurou, no dia 19 de junho, uma Câmara de Crescimento de Plantas que atenderá o Programa e cursos de graduação da Universidade. Adquirido com recursos do Fundo Paraná, o equipamento, no valor de R$ 230 mil, foi instalado no Laboratório de Análise de Solos no Prédio Central do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes.

Durante a visita, o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou o colegiado pela conquista e destacou a importância do espaço. “É um prazer ver o desenvolvimento da Universidade. Os equipamentos de ponta certamente contribuirão para a excelência da pesquisa realizada em nossa instituição. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto pela aquisição”, disse.

O vice-coordenador do Mestrado em Agronomia, Petrônio Pinheiro Porto, aproveitou a visita para agradecer o empenho da universidade para concretização da câmara. “Em nome do nosso colegiado de Agronomia e do Programa de Mestrado, queremos deixar registrado aqui nosso agradecimento a direção de campus, professores Ricardo e Ademir, e a toda equipe da reitoria, em nome do professor Fábio, que se dedicou ao projeto e a torná-lo possível”, agradeceu.

Também participaram da visita o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos; os pró-reitores de Administração e Finanças, Nilson César Bertoli, e de Planejamento e Avaliação Institucional, Paulo Brene; o diretor e o vice-diretor do CLM, Ricardo Castanho Moreira e Ademir Zacarias Júnior; o diretor e a vice-diretora do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak e Ana Paula Belomo Castanho Brochado; a diretora do Campus de Cornélio Procópio, Vanderleia da Silva Oliveira; além da coordenadora do curso de Agronomia, Laila Herta Mihsfeldt, professores e agentes universitários.

Câmara de Crescimento de Plantas

O modelo de Câmara de Crescimento de Plantas instalado no laboratório da UENP permite realizar o cultivo de plantas de forma totalmente controlada. Através do painel de controle, é possível regular a temperatura ao longo do dia, umidade, que fica em torno de 70%, e o fotoperíodo, com três tipos de lâmpadas (luz branca, incandescente e de vapor de sódio).

Dessa forma, o espaço permite o cultivo de plantas com todas as variáveis ambientais controladas, aumentando as possibilidades de pesquisa. “Essa Câmara de Crescimento veio para agregar ao material e a pesquisa do mestrado e da graduação em Agronomia, tem uma importância muito grande, pois possibilitará resultados extremamente consistentes e robustos”, destaca o professor Leopoldo Sussumu Matsumoto.

A câmara, que tem 24 m², pode receber em torno de 150 vasos para cultivo de plantas. Além da graduação e pós-graduação em Agronomia, o espaço também poderá abrigar pesquisas dos demais cursos, mediante agendamento.