NEAT encerra “Outubro Rosa” com atendimentos de saúde

Sábado, 01 Novembro 2014 11:51 por Assessoria de Comunicação Social
Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), da UENP, realiza evento voltado à prevenção do câncer de mama Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), da UENP, realiza evento voltado à prevenção do câncer de mama

O Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel, aderiu à campanha "Outubro Rosa", que é um movimento internacionalmente reconhecido pela luta contra o câncer de mama. Neste ano, o NEAT, em parceria com o curso de Enfermagem, realizou, na quarta-feira, 29, uma mobilização junto à comunidade interna e externa da UENP, com a finalidade de conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Durante todo o dia, nas dependências do NEAT, professores e estagiários do curso de Enfermagem prestaram serviços de aferição da pressão arterial, orientação de planejamento familiar, mensuração de glicemia e orientação para realização do autoexame das mamas. Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UENP, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, o evento promovido foi de suma importância para conscientização de todas as mulheres que foram atendidas. "Parabenizo a todos os envolvidos nessa bela ação", disse.

A senhora Fernandina Leite Botine, 67 anos, moradora da Vila Maria, em Bandeirantes, realizou todos os exames e voltou feliz para casa. "Achei muito legal e muito importante. Se tiver sempre, a gente vem participar. Fiz todos os exames, e estou muito bem de saúde", disse. Elizeti Ferreira de Aquino, 32, moradora do bairro Maria Lice, também realizou todos os exames e destacou que "Achei muito bom o evento. Assim aprendemos mais e podemos prevenir".

O coordenador do NEAT, Rogério Macedo, pontua sobre a importância do papel da Universidade na ação desenvolvida pelo Núcleo. "Foi fundamental mobilizar essa ação frente a um problema de saúde que as mulheres têm sofrido ao longo do tempo. Sendo uma instituição pública, a UENP aproveitou a oportunidade da campanha para se juntar nessa ação social, permitindo que a população se aproxime da Universidade e esta da população", disse.

Rogério lembra ainda que o prédio do Neat ganhou uma iluminação especial durante todo mês de outubro em referência ao movimento "Outubro Rosa". A iniciativa, conforme destaca o professor, visou chamar a atenção para a necessidade de conscientização das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. "Muitos moradores de Bandeirantes passaram em frente do prédio para tirar fotos durante este mês, pois iluminamos a fachada de rosa em alusão ao mês", comenta. Rogério agradece à direção do Campus Luiz Meneghel, à coordenação do curso de Enfermagem, à PROEC e à reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan pelo apoio ao evento.

Dados

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o Paraná registre em 2014 aproximadamente 3,5 mil casos novos de câncer de mama. No ano passado, 825 pessoas morreram no Estado em decorrência do câncer de mama. Em 2012, foram 818 mortes.

Segundo o Ministério da Saúde, a realização do autoexame é uma ferramenta muito importante para diagnosticar possíveis nódulos e, na maioria das vezes, identificar casos iniciais de câncer. No Brasil, a doença é a principal causa de morte por câncer em mulheres desde a década de 1980. Índice este que atualmente continua elevado, devido ao fato da doença ser diagnosticada já em estágio avançado.

O câncer de mama é o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e também o que mais leva à morte. Uma das formas de diagnosticar o câncer de mama é a realização de mamografias de rastreamento. Este exame é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicado para as mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. Mulheres com fatores de risco, como histórico familiar, maternidade tardia ou tratamento hormonal, também devem avaliar com os profissionais a necessidade de exames regulares.

Novembro Azul

O NEAT promoverá, neste mês de novembro, a ação "Novembro Azul". A campanha será uma extensão do "Outubro Rosa", mas direcionada à saúde do homem. Segundo Rogério Macedo, essa campanha precisa ser enfatizada devido ao fato dos indicadores de saúde masculina serem preocupantes, dadas às dificuldades dos homens procurarem atendimento médico.

O professor Rogério comenta sobre a estratégia que será utilizada na mobilização. "Nós iremos adotar as mesmas estratégias que utilizamos na campanha das mulheres. Vamos distribuir panfletos na comunidade interna e externa e buscaremos os meios de comunicação para divulgação. Manteremos a parceria com o curso de enfermagem para atender toda a população que queremos atingir".

Última modificação: Sábado, 01 Novembro 2014 11:57

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES