UENP realiza 16º Simpósio Paranaense de Ovinocultura

Terça, 17 Setembro 2013 12:03 por Assessoria de Comunicação Social
Temas nas áreas de cadeia produtiva, sistemas de produção, sanidade e inspeção de produtos de origem animal foram discutidos durante o evento Temas nas áreas de cadeia produtiva, sistemas de produção, sanidade e inspeção de produtos de origem animal foram discutidos durante o evento Fotos: Tiago Angelo

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na última semana, o XVI Simpósio Paranaense de Ovinocultura, IV Simpósio Paranaense de Caprinocultura e IV Simpósio Sul Brasileiro de Caprinos e Ovinos, no campus Luiz Meneghel de Bandeirantes.

O evento, que contou com a participação de profissionais renomados, reuniu ainda produtores e alunos da UENP. Durante a programação, foram apresentadas oito palestras. Dentre os palestrantes, estiveram desde pesquisadores conhecidos na área do IAPAR, Embrapa, UEL, bem como representantes de associações de produtores (Presidente da Associação dos Caprinocultores de Virmond e Região –CAPRIVIR) e produtor de leite de ovelha (Cabanha Chapecó / SC), que trouxe para degustação produtos como queijo e iogurte de ovelhas de seu empreendimento.

Temas nas áreas de cadeia produtiva, sistemas de produção, sanidade e inspeção de produtos de origem animal foram discutidos durante o evento, sendo elogiados pelos participantes pela qualidade dos palestrantes, que demonstraram fatos reais e de pesquisa referente ao que se tem de presente nas atividades em questão.

O coordenador do Simpósio, professor-doutor Petrônio Pinheiro Porto, enfatiza que a ideia com a realização do evento é levar até o produtor um pouco da informação técnica para que haja uma troca de experiências. "Buscamos fomentar a cadeia produtiva do Norte Pioneiro. Na Universidade, temos um modelo simples e muito funcional para trabalhos nessa esfera, além de índices interessantíssimos de produção e sanidade". O professor informa que qualquer produtor pode ter acesso as informações produzidas na Universidade. "A UENP esta aberta ao produtor, é só entrar em contato".

O veterinário José Carlos Franco de Oliveira, 48 anos, do município de Sertaneja, produtor há 8 anos de ovelhas da raça Santa Inês (especificamente de material genético - inseminação artificial - e animais de elite), acentua que o evento proporciona mais conhecimento e novas técnicas de manejo, de criação àquele que participa. "O importante desse simpósio é o encontro de profissionais e apresentação de trabalhos que vai nos ajudar no dia a dia do campo. Um evento como esse sempre traz novas perspectivas de trabalho, e isso nos ajuda na questão de comercialização, de cadeia produtiva".

Roberto de Araújo Menescal, 56, de Londrina, participou do evento, fazendo planos para o futuro. Prestes a se aposentar pelo Ministério da Agricultura, o veterinário está estruturando sua propriedade para produzir dentro da técnica o ovino de corte. "Esta é uma atividade que não é tão vistosa como a soja, milho, leite ou o boi, mas é uma atividade muito lucrativa, principalmente, para pequena propriedade. O ovino tem uma rotatividade muito grande".

Petrônio enaltece ser gratificante para UENP que um evento dessa envergadura tenha ocorrido na região Norte Pioneiro do Paraná, proporcionando troca mútua de conhecimentos e experiências tanto para acadêmicos, técnicos e produtores rurais.

Última modificação: Terça, 17 Setembro 2013 16:04

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora do Exame de Qualificação do mestrando Rafael Brugnera Belani, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do Prof. Dr. Leopoldo Sussumu Matsumoto

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da mestranda Cassia Milena da Silva, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do orientador Prof. Dr. Marco Antonio Gandolfo.

• Nomeia Coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadores de Atividades Curriculares de Extensão (AEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel.