Professoras de Letras participam de simpósio na Itália

Terça, 17 Novembro 2015 14:52 por Assessoria de Comunicação Social

As professoras-doutoras Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Eliana Merlin Deganutti de Barros, ambas do Centro de Letras Comunicação e Artes (CLCA), do Campus de Cornélio Procópio (CCP), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participaram, entre os dias 8 e 11 de outubro, do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), que foi organizado pela Universidade de Salento, em Lacce, Itália.

Na ocasião, a professora Ana Paula participou de dois grupos de trabalhos, proferindo duas comunicações: “Letramento Literário e Formação de Leitores” e “Terrorismo Literário: Manifesto da Literatura Marginal”. Na primeira comunicação, a autora apresentou um recorte das atividades que orientam o subprojeto “Letramentos nas escolas: práticas de leitura e produção textual”, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBIB), desenvolvido em parceria com a professora-doutora Vanderleia da Silva Oliveira.

No segundo trabalho, Ana Paula discutiu alguns aspectos pertinentes a seu projeto de pesquisa que, segundo ela, centra-se na investigação de um dos temas que mais tem se destacado na narrativa brasileira contemporânea: a representação da realidade marginal e periférica.

Já a professora Eliana Deganutti expôs o trabalho intitulado “A didatização do jornal impresso num contexto de formação docente”, no simpósio “Gêneros, Mídias e Ensino de Português como Língua Materna”, ministrado pelos professores Adair Bonini (UFSC) e Adair Vieira Gonçalves (UFGD. Em sua comunicação, Eliana discutiu os resultados do projeto de pesquisa “Gêneros do jornal como objetos de transposição didática”, que está inserido no Grupo de Pesquisa Diálogos Linguísticos e Ensino (DIALE – CNPq/UENP).

Evento

O Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (SIMELP), que está em sua quinta edição, foi realizado, pela primeira vez, em um país onde a Língua Portuguesa não é a língua oficial. Segundo os organizadores, a escolha da Itália como país sede não foi casual, pois, desde a primeira edição do evento, ocorrida em 2008, foi constatado, entre os participantes, um crescente interesse pelo ensino e, consequentemente, uma significativa pesquisa do Português como idioma estrangeiro.

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES