UENP abre exposição de Joãozinho Caldeira em Cornélio Procópio

Quarta, 23 Mai 2018 15:11 por Assessoria de Comunicação Social
Escultor Joãozinho Caldeira, natural de Jacarezinho, durante produção de uma de suas obras Escultor Joãozinho Caldeira, natural de Jacarezinho, durante produção de uma de suas obras

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) abriu a exposição “Joãozinho Caldeira, o Poeta do Barro”, no Campus de Cornélio Procópio (CCP). A cerimônia de abertura aconteceu na noite de terça-feira, 22 de maio, no PDE.

A exposição, parte do projeto Circul’Arte, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, em parceria as Prefeituras de Bandeirantes e Cornélio Procópio, e conta com o apoio do projeto de extensão “Salão de Artes de Jacarezinho: diálogo entre memória, arte, preservação e ensino”.

Em um primeiro momento, o público assistiu ao documentário que leva o mesmo título da exposição, produzido pelo assessor de comunicação social da UENP, Tiago Angelo. Depois, o diretor do CCP, professor Sérgio Roberto Ferreira fez uma fala de boas-vindas aos acadêmicos.

“Gostaria de agradecer à presença de todos para prestigiar essa exposição sobre este artista de grande importância para a nossa região, cuja obra expressa de forma autêntica a vida e os sentimentos de quem vivia e vive o Norte do Paraná. Para nós, é um orgulho poder receber as obras e essa iniciativa da PROEC”, destacou.

Para comentar as obras de arte expostas no hall de entrada do PDE, o artista plástico e curador da exposição, Jucelino Biagini, também se dirigiu aos acadêmicos que acompanharam a solenidade.

“O seu João sempre foi uma das minhas maiores influências”, partilha Jucelino. Ele explica que o estilo primitivo do ceramista, que é natural de Jacarezinho, não esconde o barro, que é a matéria para realização das obras. “Joãozinho mostra a particularidade até mesmo nas impressões digitais deixadas nas esculturas”, complementa.

O curador, durante o discurso, chamou atenção para o processo de queima realizado por Joãozinho Caldeira. “Também é bastante simples, mas a obra de Joãozinho não é ingênua. Tudo o que ele produziu tem significado, tem contexto e está ligado com a realidade da região e a vivência do artista. Cada peça é única, ainda que mais de uma obra representem a mesma coisa”, ressalta.

Para o diretor de Cultura da UENP, James Rios, acentua que o Circul'Arte foi a primeira experiência da PROEC como projeto de circulação artística. “Até o momento, a comunidade acadêmica da UENP, bem como a comunidade externa tiveram a oportunidade de assistir a um bom espetáculo cênico e, de igual modo, apreciar uma belíssima exposição de artes visuais. Agradeço imensamente a todos que contribuíram para que este projeto ocorresse", disse.

A exposição, que já circulou pelos campi de Jacarezinho e Luiz Meneghel (Bandeirantes) estará nas dependências do prédio do PDE-CCP até 30 de maio – data que se encerra as atividades do projeto Cicul'Arte.

Para assistir ao documentário "Joãozinho Caldeira. o Poeta do Barro", acesse https://www.youtube.com/watch?v=1MsI81nDKbA

Última modificação: Quinta, 14 Junho 2018 12:42

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião