Estudantes do ensino médio visitam UENP para conhecer curso de Ciências Biológicas

Quarta, 08 Agosto 2018 14:57 por Assessoria de Comunicação Social

Estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Cornélio Procópio e região têm oportunidade de visitar, nesse mês de agosto, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), para conhecer o curso de Ciências Biológicas do Campus. A estimativa dos professores é que cerca de 800 jovens em idade pré-vestibular realizem visita à Universidade. O encontro entre vestibulandos e comunidade acadêmica foi realizado na terça-feira, 7. A próxima visita agendada na Unidade Centro do CCP, será em 17 de agosto.

Logo que chegam, os estudantes são recepcionados por professores e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas no Anfiteatro da Unidade Centro. Lá, assistem a vídeos institucionais e recebem mais detalhes dos professores. Docentes falam sobre os conteúdos da graduação em Ciências Biológicas e o novo currículo do curso que, a partir de 2019, será ofertado em período integral, e apresentam as instalações físicas da UENP.

Depois, os estudantes são divididos em grupos para participar de seis oficinas com os estudantes da graduação. São oficinas nas áreas de Microbiologia, Zoologia, Anatomia, Botânica, Genética e visita aos laboratórios de pesquisa, com cerca de 15 minutos cada, em diferentes salas.

A estudante do Colégio Estadual Professora Regina Tokano (CRT), Marian Marjory, de 16 anos, aprovou a experiência. “Gosto muito da área de genética e pretendo cursar Biomedicina na UEL. Mas, agora que conheci o curso da UENP, fiquei muito interessada e pretendo conhecer melhor, quem sabe, até estudar aqui”, relata.

Também aluna do CRT, Maria Paula Boni, de 16 anos, se interessa pela área de Anatomia e também aproveitou a visita. “Estou muito feliz de ter conhecido melhor a UENP e o curso de Ciências Biológicas. Certamente é uma experiência que me ajudará a entrar na universidade”, acrescenta.

A professora do CRT, Angela Zechim, é egressa do curso de Ciências Biológicas da UENP. Formada em 1996, na antiga Faficop, a docente acredita que o contato entre universidade e ensino médio é fundamental. “Eu gostei muito de ver como as coisas melhoraram desde que me formei, e também acredito que é uma experiência fundamental para os alunos. Nesse momento, muitos não sabem o que vão cursar, ou sequer sabem se vão cursar alguma coisa. Isso ajuda a esclarecer dúvidas e mostrar que entrar na faculdade está ao alcance deles”, comenta.

A estudante do 5º de Ciências Biológicas, Margarete dos Santos, foi uma das acadêmicas envolvidas na recepção aos alunos. “Esse contato é fundamental para dar mais embasamento às escolhas dos vestibulandos. É primordial para que eles saibam como a gente entra e estuda na Universidade”, afirma.

“O nosso principal objetivo é desmistificar a Universidade e divulgar as ações do nosso curso. Muitos desses alunos não sabem que é gratuito, e que é direito deles. Por isso, é nossa função dialogar e incentivar”, afirma a professora Viviane Alves.

Última modificação: Quarta, 08 Agosto 2018 15:30

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,