Em risco de extinção, Pirapitinga será foco de pesquisa na UENP

Quarta, 12 Dezembro 2012 09:49 por Rogério Matsui Guenta

Na lista de espécies de peixes ameaçadas de extinção da fauna brasileira, a Pirapitinga (Brycon nattereri), espécie encontrada na bacia do rio Laranjinha, será tema de estudo de pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nos próximos três anos. O projeto do professor Bruno Ambrozio Galindo, do curso de Ciências Biológicas do Campus de Cornélio Procópio, foi contemplado, na última semana, por edital da Fundação Araucária e Fundação Grupo Boticário que garantirá recurso de R$55.162,00 para a pesquisa que será realizada em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com os estudos, espera-se mostrar o potencial da população do peixe no rio para integração de programa de manejo, visando aumentar as áreas de ocorrência da espécie, além de servir como base para início de um programa de monitoramento.

O projeto intitulado "Pirapitinga - Análise da diversidade genética de uma população remanescente de Pirapitinga (Brycon nattereri), uma espécie de peixe ameaçada de extinção encontrada no rio Laranjinha", buscará, num primeiro momento, gerar dados de diversidade genética do peixe, informação que, de acordo com o pesquisador, será indispensável para se iniciar um programa de conservação eficiente, o que possibilitará direcionar corretamente as ações e atividades, de forma a alcançar melhores resultados na conservação da espécie. Ele pontua ainda que se pretende atingir o número mínimo de 50 exemplares, com finalidade de estimar a diversidade genética desta população, determinar o coeficiente de endogamia.

O professor explica que a Pirapitinga é um peixe de ocorrência rara e que, em alguns estados brasileiros, já é considerada virtualmente extinta. Ele esclarece que a ocorrência da espécie está geralmente relacionada a locais com mata ciliar preservada, uma vez que depende muito de recursos oriundos destas. No Laranjinha, a população do Pirapitinga foi encontrada pelo professor no município de Ventania, no distrito da Moquém, local próximo à nascente do Rio que é o principal afluente do rio das Cinzas, que deságua no Paranapanema, integrando o sistema do Alto Rio Paraná. Galindo, que já desenvolve trabalhos de levantamento da biodiversidade de peixes da bacia do rio Laranjinha desde 2010, salienta: "O registro dessa espécie foi apenas o segundo no Paraná, mas provavelmente seja a maior população registrada no Estado".

O professor alerta sobre a possibilidade de construção de PCH's (Pequena Central Hidrelétricas) na bacia do rio das Cinzas. Ele informa que a Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em seu relatório de acompanhamento de estudos e projetos de usinas hidrelétricas, apresentou, em 27 de setembro de 2011, registros de seis projetos de PCH's cadastrados para o Laranjinha e cinco para o Cinzas. Galindo, apoiado em outros pesquisadores brasileiros, assevera que "Sem dúvida alguma, a construção de barragens é uma das principais causas da perda da biodiversidade em ecossistemas aquáticos, continentais brasileiros".

Galindo, que já teve aprovados Edital Universal de 2011 para trabalhar com espécie de Cascudo, Edital UENP/Unespar 2012 para pesquisa de espécie migradora (Curimba), ambos no Laranjinha, partilha: "Ser contemplado neste edital me trouxe muita satisfação, pois foi concorrido. É uma grande felicidade ter um projeto dessa magnitude aprovado. Fico muito honrado em participar e representar a UENP". O professor pontua que, nas pesquisas realizadas, são usadas as técnicas mais modernas que existem, fato possibilitado pela parceria entre a UENP e UEL.

Última modificação: Sexta, 21 Dezembro 2012 09:52

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,