Curso de Geografia da UENP visita Parque Estadual do Alto Ribeira

Quinta, 26 Setembro 2013 14:54 por Assessoria de Comunicação Social
PETAR é tombado como patrimônio natural, socioambiental e cultural da humanidade pela UNESCO PETAR é tombado como patrimônio natural, socioambiental e cultural da humanidade pela UNESCO Foto: Divulgação

Os estudantes do curso de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, visitaram o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). Tombado como patrimônio natural, socioambiental e cultural da humanidade pela UNESCO, o Parque é considerado um paraíso escondido entre vales e montanhas na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil, localizado no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, entre as cidades de Apiaí e Iporanga.

A visita, que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, foi coordenada pelo professor-doutorando Ricardo Aparecido Campos. Conforme acentua o professor, a viagem é uma extensão dos propósitos do curso e representa um percurso do conteúdo teórico/prático e metodológico do trabalho de campo. "O geógrafo tem necessidade de realizar atividades que possam ir além das fronteiras das salas de aula, e especialmente que possam ultrapassar os divisores acadêmicos e disciplinares, sempre em busca 'do conhecer' outras realidades e vivências", salienta Ricardo.

PETAR

O PETAR é um parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, rios, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos, que possui ainda outros atrativos. Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, tornou-se depois da década de 90 um dos locais mais indicados para a prática de alguns esportes radicais com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental e fotografia da natureza. No PETAR é possível encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara.

Com informações do PETAR

Última modificação: Quinta, 26 Setembro 2013 15:03

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,

• TORNAM PÚBLICAS, nos termos do presente Edital, as normas e os procedimentos necessários para a realização do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Especialização em Geografia e Desenvolvimento Regional e de Ensino de Geografia, para o ano letivo de 2024.

• SÚMULA: Nomeia Coordenadora do Núcleo de Línguas Adicionais (NULIN) do curso de Letras, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus Cornélio Procópio.

• Instrui sobre procedimentos para indicação de representante docente e discente da graduação como membros da Comissão de Pesquisa - COP do Campus Cornélio Procópio.