Tese apresenta proposta inédita para formação de professores e o ensino de Língua Inglesa

Terça, 31 Dezembro 2013 12:12 por Assessoria de Comunicação Social
Professora Eliane Segati Rios Registro (foto), durante apresentação da tese na Universidade Estadual de Londrina Professora Eliane Segati Rios Registro (foto), durante apresentação da tese na Universidade Estadual de Londrina

A professora Eliane Segati Rios Registro, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, defendeu tese de doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), na última sexta-feira, 13. A pesquisa "O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa: uma proposta mediada pela produção de sequências didáticas" apresenta uma proposta inédita para a formação de professores e o ensino de Língua Inglesa.

"A proposição é inovadora ao defender que o gênero conto, da esfera da criação literária, seja utilizado como objeto de ensino para auxiliar na formação inicial dos estudantes do curso de Letras, compondo a aprendizagem do professor por articular com a literatura, de maneira agradável e interessante, os conhecimentos iniciais necessários para o domínio da língua inglesa", explica a professora.

Eliane acentua que a experiência na elaboração de dispositivos didáticos e de planificação de trabalho pode desenvolver capacidades para delimitar e presentificar objetos de ensino. Ela destaca que o processo de investigação contemplou dois contextos educacionais específicos: a universidade e a escola da rede básica de ensino.

"A partir desses contextos foi possível centrar no processo de formação inicial do professor, na elaboração de sequências didáticas com o gênero conto pelos alunos-professores para a verificação de seu potencial de ensino, partindo de levantamento teórico e de atividades práticas específicas, que objetivavam a transposição didática do gênero para os alunos do curso de Letras e do ensino médio da rede básica de ensino", comenta.

A professora considera ainda que a prática irá valorizar a formação dos alunos deste nível escolar ao levar textos autênticos, representantes de um tempo histórico, político e social, e tornando o ensino de língua inglesa mais significativo.

Eliane pontua que "Os resultados da pesquisa evidenciaram, em primeiro plano, a necessidade do trabalho com textos literários na graduação, como ferramenta a contribuir com o desenvolvimento linguístico e literário no processo de transposição didática dos futuros professores; em segundo, a preparação dos alunos-professores para a atividade de adaptação de contos como objeto de ensino na sala de aula, considerando que poucos livros didáticos contemplam adequadamente o trabalho com esse gênero".

Última modificação: Terça, 31 Dezembro 2013 12:19

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,