Tese estuda as “Tessituras da instrução pública: a unidade em Primitivo Moacyr”

Segunda, 28 Abril 2014 13:53 por Assessoria de Comunicação Social
Banca examinadora foi realizada na Universidade Estadual de Maringá; tese do professor  Luiz Antônio de Oliveira é a primeira versando sobre Primitivo Moacy Banca examinadora foi realizada na Universidade Estadual de Maringá; tese do professor Luiz Antônio de Oliveira é a primeira versando sobre Primitivo Moacy

O professor da UENP, Luiz Antônio de Oliveira, defendeu a tese"Tessituras da instrução pública: a unidade em Primitivo Moacyr (1910-1940)"na Universidade Estadual de Maringá (UEM). A banca examinadora foi formada pelos professores-doutores José Gonçalves Gondra, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação; Carlos Henrique de Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia; Analete Regina Schelbauer e José Joaquim Pereira Melo, ambos da UEM.

A tese escrita pelo professor da UENP é a primeira versando sobre Primitivo Moacyr (1867-1942), que foi servidor da Câmara Federal e responsável pela organização dos debates parlamentares. Entre os anos de 1936 e 1940, em idade avançada, publicou seis volumes sobre a instrução no Império e províncias, dois sobre a instrução republicana em São Paulo, e sete relativos à instrução na Primeira República. Antes disso, nas décadas de 1910 e 1920-1930 publicou diversos artigos sobre o tema da instrução no Jornal do Comércio.

O estudo estabelece que Moacyr foi defensor da federalização do ensino primário. "Elegemos a obra de Primitivo Moacyr (1867-1942) como fonte e objeto desta tese, seguindo pressuposto de que o autor manifesta-se no processo da história política da instrução no Brasil que resenhou. O objetivo é apresentar a existência de um projeto mais amplo que recortes supostamente desinteressados", argumenta.

A tese está organizada em três partes. A primeira aborda a vida de Primitivo Moacyr, desde seu primeiro trabalho como educador na Chapada Diamantina até sua aposentadoria na Câmara dos Deputados; a segunda está centrada na apresentação dos volumes publicados e na incidência da produção nos veículos de divulgação nos campos da história e da historiografia da educação; o terceiro segmento apresenta a posição de Moacyr quanto à importância da instrução primária e a responsabilidade primeira do Estado nacional.

Luiz Antônio faz questão de destacar a atuação de sua orientadora, professora-doutora Maria Cristina Gomes Machado, no desenvolvimento da tese: "com paciência, sabedoria, atenção, amizade, bom humor, minha orientadora permitiu o desenvolvimento do estudo com autonomia e alegria, em especial, pela presença discreta e provocativa que sempre respeitou a minha caminhada". Sobre sua vida acadêmica na UENP, Luiz Antonio, como frisa com orgulho, é 'prata da casa', pois graduou-se em Pedagogia, em 1993, pela UENP-CCP ainda quando se chamava Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio.

A apresentação, que aconteceu no dia 8 de abril, no auditório da Fundação de Desenvolvimento Científico da UEM, foi acompanhada por alunos do programa de pós-graduação em Educação, linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação, da UEM, amigos, familiares e professores. Direção, docentes e acadêmicos da UENP, amigos e familiares cumprimentaram Luiz Antônio, parabenizando-o por mais essa conquista em sua carreira profissional.

Última modificação: Segunda, 28 Abril 2014 13:58

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Professora Vanderleia da Silva Oliveira, Diretora do campus de Cornélio Procópio, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e em conformidade com o Edital de Publicação nº 012/2024-CCP referente ao Teste Seletivo para Estagiários (Nível Superior) do Campus de Cornélio Procópio, TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    Edital de homologação dos candidatos inscritos para participar do Projeto de Extensão intitulado PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO INICIAL EM FOCO,

• A professora Vanderleia da Silva Oliveira, Diretora do Campus de Cornélio Procópio, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, HOMOLOGA as inscrições do Edital 012/2024 UENP CCP para estagiários de Nível Superior e DIVULGA local da prova objetiva,

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,