Professora da UENP lança livro sobre cultura da alfafa

Segunda, 05 Junho 2023 14:45 por Editor da Comunicação Social

A professora do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Aline Vanessa Sauer, lançou o livro “Gestão de Bioinsumos na Cultura da Alfafa”, em parceria com o doutorando da Universidad UCES da Argentina, professor Erich dos Reis Duarte. A obra, publicada em abril deste ano, é resultado de uma série de trabalhos de pesquisa de campo dos dois pesquisadores.

Publicado pela Editora Lux, o livro está disponível na versão em espanhol “Gestión Con Bioinsumos En El Cultivo de Alfafa” em plataformas como Submarino, Amazon e Shoptime. Duarte, que é gerente de pesquisa na empresa Agrogalaxy e egresso do Mestrado da UENP, está sendo orientado pela professora Aline na instituição argentina.

Segundo a autora, o material tem uma abordagem voltada à sustentabilidade. “Além da cultura da alfafa, o livro também aborda a cultura do milho, destacando a utilização dos bioinsumos voltados realmente para a sustentabilidade do meio ambiente”, explica. “Alguns dos trabalhos foram melhorados após o mestrado do professor na UENP. A gente fez algumas melhorias no trabalho de campo repetindo alguns experimentos”, acrescenta.

De acordo com a pesquisadora, esse livro não tem e-book, porque é uma obra que está à venda, mas já está disponível nos principais canais para o público. “É um livro que traz informações importantes sobre a cultura da alfafa, que é uma cultura que poucas pessoas trabalham e que é um tanto quanto difícil reunir informações sobre ela. Então ele traz uma abordagem realmente voltada para a sustentabilidade”, enfatiza.

Tecnologia e Gestão da Inovação

A professora destaca ainda o lançamento do livro “Tecnologia e Gestão da Inovação em Sistemas de Produção Sustentáveis”, que ela produziu em conjunto com os pesquisadores Cristiano Lajús, Fábio José Busnello, Marcelo Fabiano Costella e Francieli Dalcanton. A obra foi lançada de forma online e está disponível para download AQUI.

“Esse é um material em decorrência de um projeto de pesquisa. Então, os autores são os principais orientadores desse projeto, que é vinculado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Inclusive, quando eu participava do programa de mestrado em Agronomia na UENP, a gente chegou a fazer eventos em conjunto”, conta a professora.

A obra reúne informações referentes a tudo sobre inovação e sustentabilidade. “Os principais capítulos que atuei são relacionados a um subproduto da extração de rochas para melhoria de características de solo voltado tanto para produtividade quanto para doenças de plantas. Esse subproduto é chamado de leite de pedra, por isso que o projeto se chama leite de pedra e a gente observou várias melhorias. É um trabalho que traz bastante coisa inovadora para a agricultura”, conclui.

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Estabelece normas, condições e procedimentos para a seleção de docentes, para desenvolvimento de estágio pós-doutoral no PPAGRO/CCA/CLM/UENP.

• TORNA PÚBLICA a concessão de bolsas do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes.

• RESOLVE homologar a Banca Examinadora da Defesa de Dissertação da mestranda Cassia Milena da Silva, conforme sugestão apresentada, com a devida anuência do orientador Prof. Dr. Marco Antonio Gandolfo.

• Nomeia Coordenadores de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadores de Atividades Curriculares de Extensão (AEX) da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Luiz Meneghel.

• Nomeia Membros Docentes das Comissões Executivas dos Colegiados de Curso de Graduação do Campus Luiz Meneghel.