Livro busca ampliar reflexões sobre sexualidade

Quinta, 06 Novembro 2014 17:23 por Assessoria de Comunicação Social
Obra discute a questão da sexualidade e suas implicações contemporâneas problematizadas segundo diversas concepções teóricas Obra discute a questão da sexualidade e suas implicações contemporâneas problematizadas segundo diversas concepções teóricas Foto: Tiago Angelo

O professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia e o professor-mestre Mateus Luiz Biancon, ambos do colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, lançaram, na última quarta-feira, 29, a obra "Educação das Relações de Gênero e em Sexualidades: Reflexões contemporâneas". O evento ocorreu no espaço do Conjunto Amador de Teatro (CAT), durante a IV Jornada Regional de Educação Sexual do Paraná (JORESP) e do II Colóquio Internacional de Sexualidades (CISEX).

A obra traz em seu bojo a questão da sexualidade e suas implicações contemporâneas que são problematizadas segundo diversas concepções teóricas que se articulam, não somente pelo problema em si, mas pela busca da emancipação dos seres humanos e da afirmação das diversas identidades de gênero, considerando sua significativa importância na socialização e na formação da personalidade humana.

Assim, os autores buscam, por meio de seus textos, articular os saberes sob diversas orientações teóricas com o debate contemporâneo que permeia a temática, contribuindo para o exercício da cidadania, procurando e apontando caminhos para que os direitos coletivos sejam reconhecidos e tornem-se realidade tanto ética como politicamente. Dentre os 14 artigos publicados na obra, seis são de professores da UENP: Fernando de Brito Alves, Priscila Caroza Frasson Costa, Annecy Tojeiro Giordani, Mateus Luiz Biancon, Eduardo Alberto da Silva e Jorge Sobral da Silva Maia.

Segundo os organizadores, o livro nasceu da necessidade de ampliar as reflexões de importantes estudiosos que vêm contribuindo com os debates em relação às diversas problemáticas que são alvo de preocupações, não somente das/os acadêmicas/os, mas de toda a sociedade, bem como do poder público nos níveis federal, estadual e municipal. Em síntese, a obra trata de vivências desenvolvidas junto ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência LEPEC/ UENP – CNPq, da Jornada Regional de Educação Sexual do Paraná (JORESP) e ao Colóquio Internacional de Sexualidade.

Literatura Infanto-Juvenil

Durante o evento, foram lançados ainda os livros infanto-juvenis "O menino do coração" e "A menina que queria ser menina", cujas autorias são dos professores-mestres da UENP Mateus Luiz Biancon e Eduardo Alberto da Silva. As obras, que contam com as ilustrações de Gisele Koch, discutem a questão da identidade de gênero na infância, que é, na maioria das vezes, permeada por padrões sociais rígidos, pontuam os autores. A instituição familiar, que atualmente apresenta concepções variadas, atravessa as duas narrativas que promovem uma reflexão sobre a temática.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD