Chamada do CNPq aprova projeto de agroecologia da UENP

Quarta, 19 Fevereiro 2014 10:30 por Assessoria de Comunicação Social
Foto de parte da equipe do projeto no campus Luiz Meneghel; Universidade atuará na produção de extratos de plantas medicinais e análises biológicas e fitoquímicas Foto de parte da equipe do projeto no campus Luiz Meneghel; Universidade atuará na produção de extratos de plantas medicinais e análises biológicas e fitoquímicas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou implantação do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Agroecologia, Sustentabilidade e Produção Orgânica (NEPASP) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O projeto multidisciplinar, que envolverá as áreas de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem e Medicina Veterinária, receberá investimento de R$ 123.588, 70 a ser aplicado em equipamentos, custeio de pesquisas e bolsas para os acadêmicos, no período de 24 meses.

Essa proposta foi aprovada junto à Chamada Pública 81/2013 que objetivou apoiar financeiramente projetos que integrem atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades públicas. O projeto, resultado de uma parceria entre CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Ministério da Educação (MEC), na UENP, será coordenado pelos professores Erika Cosendey Toledo de Mello Peixoto, Edivaldo Cremer, Maria José Quina Galdino e Valdir Lopes, e terá sede no Campus Luiz Meneghel (CLM) de Bandeirantes.

A equipe destaca que, a partir dos resultados obtidos pelo projeto, espera-se capacitar profissionais, promover a geração de conhecimentos para a pesquisa, ensino e, consequentemente, extensão, no desenvolvimento sustentável das explorações pecuárias no contexto orgânico de produção.

Salientam que o desenvolvimento do projeto deverá favorecer a produção de medicamentos naturais e inócuos à saúde do consumidor e meio ambiente, além de promover maior entendimento das necessidades específicas desses sistemas de produção, e dessa forma promover o desenvolvimento rural sustentável como um processo contínuo que articula, de maneira integrada, as dimensões sociocultural, econômica e ambiental.

"Esse projeto visa também favorecer o desenvolvimento do pequeno produtor rural, uma vez que objetiva agregar valor ao seu produto, pela possibilidade de transformá-lo em orgânico", ressaltam os professores. Eles destacam ainda que "O projeto possibilitará a construção de alianças entre Instituições de pesquisa, ensino e extensão, buscando fortalecer o protagonismo dos envolvidos, além de proporcionar maior interação e crescimento mútuo entre universidades, comunidade e produtor rural".

Na sexta-feira, 14, foi realizada entrevistas para a seleção dos bolsistas: acadêmicos dos Cursos de Graduação em Agronomia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Última modificação: Quarta, 19 Fevereiro 2014 11:00

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES