Professor realiza intercâmbio em universidade da Argentina

Quinta, 11 Outubro 2012 11:31 Publicado por Comunicação Social

O professor de Biologia Rodrigo de Souza Poletto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio, realiza intercâmbio na Universidade Nacional de Chilecito da Argentina, por meio do programa de mobilidade docente da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). O programa que visa o desenvolvimento das instituições e também acordos internacionais nos campos social, político, econômico, educacional e cultural, proporciona ainda troca de conhecimentos entre os professores de ambas as instituições, principalmente para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O professor saiu de Cornélio Procópio no dia 28 de setembro e retorna amanhã (12/10) de Chilecito, cidade localizada a 500 km de Córdoba. Na primeira semana, de 1 a 5 de outubro, Poletto fez apresentação do seu currículo e de suas principais atividades realizadas na UENP. Nesse período, realizou também atividades de ensino. Ele ministrou aulas aos alunos de Biologia e Agronomia sobre dormência e germinação de sementes, falando em específico do estudo alelopático.

Quanto às atividades de pesquisa, realizou visitas em todos os laboratórios e discussão com os professores para determinar possíveis atividades em conjunto, em reuniões com os que trabalham produtos orgânicos, reprodução de plantas medicinais e aromáticas, botânica sistemática e fisiologia vegetal.

Das atividades de extensão em conjunto com pesquisa, foram realizadas duas visitas técnicas para coleta de material biológico na região de Guachin e na Montanha Laguna Brava. No dia 5, o professor participou do programa de soltura da ave símbolo da região que é o Condor.

Nesta semana, participou de oficina de discussão com cinco universidades da Argentina sobre projetos de extensão e outra sobre mapas ambientais. Poletto ministrou também curso de Educação Ambiental aos alunos e professores secundários e universitários e uma aula externa sobre o mesmo assunto em uma Escola secundária na comunidade de Sanogasta (que significa Terra do Cacique Sano).

Da esquerda para a direita: Rodrigo Poletto, biólogo; Rebeca Lobo, ornitóloga; Susana Popich, entomóloga; Jimena, secretaria; Laura Montero, gestora ambiental; Silvina Cordoba, ingles; Conrrado Adler, biotecnologo; Gabriela Aguilar, zootecnista; Maria Dolores Juri, ecóloga; Alba Benavente, química

Professor realizou vista técnica a Guachin e a Laguna Brava para coleta de material biológico na região // Durante visita de trabalho na região, professor encontrou Guanacos (animais típicos da região de montanhas)

Última modificação: Segunda, 22 Outubro 2012 11:43

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,