Tese cria ambiente virtual para surdos e não surdos

Quarta, 18 Dezembro 2013 15:46 por Assessoria de Comunicação Social
Daniela de Freitas Guilhermino Trindade (Foto), professora do Centro de Ciências Tecnológicas da UENP, concluiu doutorado na UFPR Daniela de Freitas Guilhermino Trindade (Foto), professora do Centro de Ciências Tecnológicas da UENP, concluiu doutorado na UFPR

A professora Daniela de Freitas Guilhermino Trindade, do curso de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, concluiu doutorado no programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na tese, "InCoP: Um Framework Conceitual para o Design de Ambientes Colaborativos Inclusivos para Surdos e Não Surdos de Cultivo a Comunidades de Prática", orientada por Laura Sanchez Garcia, a professora apresentou um estudo sobre o processo de criação do conhecimento em uma Comunidade de Prática (CoP) em torno do domínio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) formada por surdos e não-surdos.

As observações realizadas pela professora permitiram determinar alguns aspectos, que foram compilados e apresentados como um framework conceitual para apoiar o design de ambientes colaborativos virtuais de cultivo à CoP inclusivos aos surdos. "A inclusão, neste contexto, implica, principalmente, garantir a possibilidade de mediação de um intérprete para a comunicação", destaca a professora.

O framework apoiou o desenvolvimento de uma ferramenta para Videoconferência que considera os aspectos mais significativos e críticos para promover a interação entre uma língua oral e uma língua visualgestual. A ferramenta de Videoconferência forneceu um espaço para a comunicação e colaboração, que permitiu a interação entre surdos e ouvintes. A ferramenta considerou a mediação do intérprete para a interpretação simultânea das falas e foi testada em todos os seus aspectos. O desenvolvimento da ferramenta contou com a colaboração dos acadêmicos de Sistemas de Informação da UENP Victor Ronchi Garcia e Elielson Barbosa Souza.

Última modificação: Quarta, 18 Dezembro 2013 16:11

UENP-CLM - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES