O Governo do Paraná anunciou na segunda-feira (26), em reunião com reitores das Universidades estaduais do Estado, no Palácio Iguaçu, uma suplementação orçamentária de R$ 130 milhões para as sete universidades paranaenses. Neste primeiro momento, deverão ser destinados R$ 20,8 milhões para pagamento de bolsistas residentes e mais R$ 5,5 milhões para os hospitais universitários.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) produziu animações curtas com instruções sobre a inscrição para Vestibular 2020 da Instituição. A ideia dos vídeos é simplificar a compreensão dos conteúdos do edital por meio de uma linguagem jovem e concisa. As produções audiovisuais ficarão disponíveis no site do vestibular e nas redes sociais da UENP.
Artistas do Norte Pioneiro expuseram suas obras no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A mostra "Patrimônios do Norte Velho para além da pedra e cal" foi concebida através de parceria entre o projeto de extensão “Identidades Visuais: ações para economia solidária e preservação de ofícios tradicionais” e intermediada pelo deputado estadual Evandro Araújo, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UENP. Ao todo, cerca de 50 peças foram levadas à galeria da Assembleia.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), leva até o Campus de Cornélio Procópio o espetáculo “Nossos relatos rodriguianos”, da Cia Panela de Expressão. O grupo do Curso Municipal de Teatro de Ourinhos se apresenta na Universidade na noite de quarta-feira, 4 de setembro.
As Assistentes de Ensino de Inglês (ETAs) americanas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram a 3ª edição do Dia de Imersão. Desta vez, o evento foi sediado em Jacarezinho, nas dependências do Centro de Ciências Humanas e da Educação/Centro de Letras, Comunicação e Artes (CCHE/CLCA). A imersão cultural aconteceu na tarde de sábado, 17 de agosto.
O 3º Immersion Day teve como tema The American Musical (O Musical Americano), baseado no musical famoso da Broadway que abordou a trajetória de Alexander Hamilton, um dos pais fundadores dos Estados Unidos.
A peça, dirigida por Lin-Manuel Miranda, fala sobre a história de Hamilton que, apesar de sua importância para o processo de independência dos EUA, é pouco lembrado até mesmo no estudo da História americana. O musical tem no elenco artistas negros e latinos, com músicas de RAP e outros estilos pouco utilizados para contar a história da independência estadunidense.
A dinâmica consistiu de diversos momentos distintos. Começou com uma parte mais teórica, na qual os participantes aprenderam detalhes sobre Alexander Hamilton, sua importância na independência americana e como os EUA obtiveram autonomia em relação à Inglaterra. Depois, colocaram seus conhecimentos à prova em uma competição ao estilo “Quem quer ser um milionário?”, famoso quiz da TV.
Depois, foi a hora de colocar “as mãos na massa”, aprender as letras das músicas, ensaiar os passos das danças e finalizar a tarde de imersão com performances inspiradas no American Musical, das quais fizeram parte tanto os cerca de 20 participantes, como as seis ETAs dos EUA.
Conversando, cantando e dançando, a única regra era: só se podia falar inglês, independentemente do nível de proficiência dos estudantes. Assim, mesmo quem ainda é iniciante no idioma iria treinar situações de uso real da língua.
“Em nossos dias de imersão, nós buscamos sempre utilizar uma metodologia de aprendizado que coloquem os nossos participantes como personagens ativos em um processo de transmissão de conteúdo de maneira interativa. Assim, nos valemos da arte, da comunicação e das mídias para ter uma prática não apenas linguística, mas que também seja cultural e social”, afirma a coordenadora de relações internacionais da UENP, professora Eliane Segati Rios Registro.
A estudante de Letras Português/Espanhol da UENP, Ana Clara Ferreira, participou pela primeira vez do Immersion Day. Para ela, a experiência foi muito positiva. “Foi muito proveitoso ter este contato direto com pessoas nativas da língua, a cultura e a história dos Estados Unidos. Nós aproveitamos muito o formato das atividades, que nos integrou enquanto equipe e nos permitiu treinar o uso do idioma em situações reais”, afirma.
“Como futura professora de idiomas, eu pude perceber que a vivência com a língua nos capacita a ensinar melhor e transmitir estes conhecimentos, e não apenas o estudo teórico da língua estrangeira”, acrescenta a estudante de licenciatura.
As ETAs Clara Elena Goebel, Micayla Mead, Abby Arndt, Lexi Barta, Cecilia Pepper e Shelby Abbott preparam a tarde de atividades em parceria com a Coordenadoria de Relações Internacionais da UENP. O próximo dia de imersão está previsto para acontecer no dia 14 de setembro, em Bandeirantes.
TORNA PÚBLICA a lista de aprovados na FASE 2- Avaliação, entrevista e arguição sobre o Projeto de Produto Educacional, em ordem alfabética, da seleção para o Doutorado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino PPGEN/UENP, para o ano letivo de 2025, conforme Edital 21/2024 – PPGEN/UENP.
Designar os servidores abaixo relacionados para comporem a COMISSÃO EXECUTIVA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO POR PROCESSOS do Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA. Com mandato de 25 de novembro de 2024 a 25 de janeiro de 2027.
DESIGNAR os membros da Comissão Provisória de Avaliação paraAscensão de Nível da Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone, alocada neste centro de estudos, conforme segue:
TORNA PÚBLICA a lista de candidatos aprovados na FASE 2- Entrevista e arguição do projeto de Produto Técnico Tecnológico PTT, em ordem alfabética, do Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Ensino, Edital no 20/2024 PPGEN/UENP – Tuma 2025.
TORNA PÚBLICO o resultado da análise do recurso contra o resultado da Fase 1 - Prova Escrita de Conhecimentos Específicos – do Processo Seletivo do Doutorado Profissional em Ensino (Edital no 028/2024-PPGEN/UENP):