O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) iniciou o ciclo de capacitação em Extensão Tecnológica junto aos sete Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nas universidades estaduais. O objetivo é prepará-los para atuar no Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que está em fase de implantação.
Os Professores Alfredo Moreira da Silva Júnior e Aécio Rodrigues de Melo, respectivamente, coordenador geral e coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio na UENP, participaram, nos dias 20 e 21 de outubro, do 2° Seminário Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o evento, os coordenadores das 56 Universidades Envolvidas no Pacto expuseram suas experiências, fizeram um balanço sobre a primeira etapa do Programa, bem como iniciaram o planejamento da segunda etapa com término previsto para julho de 2015.
A professora-doutora Annecy Tojeiro Giordani, do Campus Luiz Meneghel, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), publicou o editorial intitulado "Ingredientes para um atendimento de qualidade em saúde", no periódico "Journal of Nursing" (Qualis B2). A revista, que é vinculada ao Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui circulação internacional e recebe textos científicos que transitam pela área da saúde.
APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS – PÔSTERS
Os pôsters deverão ser fixados no dia 29 de outubro entre as 08h00min e 12h00min, no Espaço Cultural Prof. Isidoro Selonk (Cantina) do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) nos locais indicados, conforme relação dos números apresentados na tabela.
A visita dos (as) avaliadores (s) aos pôsters acontecerá no dia 30/11/2014 as 09h30min, sendo obrigatória a presença do autor (a) principal neste momento. Durante os outros períodos, sugerimos que os (as) autores (as) permaneçam junto ao seu pôster nos intervalos entre as atividades da programação do evento, para que esclareçam eventuais dúvidas dos (as) visitantes.
Os pôsters deverão permanecer fixados até o dia 31/11/2014 as 15h00min, quando poderão ser retirados.
Número | Título do trabalho | Autor (a) principal |
01 | Assédio moral e sexual no ambiente empresarial: O que sabemos X O que precisamos saber | ALVES, Yeda |
02 | Sexualidade na escola: reflexões sobre a aplicação de uma oficina pedagógica sobre sexualidade no ensino médio | DINIZ, Bruna Larissa Ramalho |
03 | A sexualidade de pessoas paraplégicas e o poder do mais poderoso órgão do ser humano | LIMA, Eligelcy Augusta |
04 | Lei Maria da Penha: limites e contribuições para diminuição da violência contra a mulher | BENEZ, Eduardo |
05 | Corpo, infância e sexualidade: para o limiar de uma nova filosofia na educação | SANTOS, André de Souza |
06 | Corpos abjetos: o que escapa ao olhar da anatomia biológica | PEREIRA, Tamires Tolomeotti |
07 | Um olhar poético para a construção da transgeneridade: fotografias do cotidiano | PAZ LEITE, Fernanda Eda |
08 | Revenge porn: o que tem sido publicado sobre o fenômeno na internet? | OLIVEIRA, Vivian de |
09 | Análise de relato de experiência de uma oficina sobre Sexualidade | MENDONÇA, Andressa Carniello |
10 | As relações de gênero e educação física escolar: desafios pedagógicos | SANTOS, André de Souza |
11 | Os obstáculos para o reconhecimento cultural da homoafetividade como direito humano | TURATTI Junior, Marco Antonio |
12 | Escola e sexualidade: a homossexualidade no ambiente escolar | MAGALHÃES, Kécia Priscilla Palombello |
13 | Infância e sexualidade ao longo da história: contribuições para o pleno desenvolvimento da criança | BASSO, Graziélli Cristina |
14 | A sexualidade na educação infantil: desafios da prática docente | OLIVEIRA, Rovana França de |
15 | Gênero nos discursos visuais da enfermagem | DESIDÉRIO SILVA, Ricardo |
APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS – COMUNICAÇÕES ORAIS
As comunicações orais acontecerão no Auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) no dia 31/10/2014. Será disponibilizado Data Show. Os (as) apresentadores (as) terão 15 minutos para concluírem sua fala, seguidos de 05 minutos de arguição pela banca.
Número | Horário | Título | Autor (a) principal |
01 | 08h00min | A visão dos educadores sobre a educação sexual para pessoas com síndrome de Down | SILVEIRA, Dahiane Inocência |
02 | 08h20min | Entre traços, entre laços: (re) configurações do corpo e do homoerotismo feminino na narrativa brasileira contemporânea | FRANCO, Adenize |
03 | 08h40min | Má ou boazinha? Efeitos de sentido a partir do discurso de garotas de programa | FERRAÇA, Mirielly |
04 | 09h00min | Perspectiva de gênero e prática de ensino: a sala de aula em destaque | COUTINHO, Reginaldo Aparecido |
05 | 09h20min | “Se meu armário falasse...” Homofobia em questão: uma análise crítica | NUNES, Marcos Antonio Hoffmann |
06 | 09h40min | Educação e saúde na educação sexual de adolescentes | GUASTAFERRO, Camila Macedo |
07 | 10h00min | Discurso que acolhe; fé que se mantém: análise dos sentidos na fala do Papa Francisco sobre o casamento homossexual | MELO, Heitor Messias Reimão de |
08 | 10h20min | Filhos/as de casais do mesmo sexo: alguns sentidos atribuídos à noção de família | LOURENÇO, Gilclécia Oliveira |
09 | 10h40min | O trabalho do NEVICOM como estratégia de implementação do Artigo 8º, Inciso V da Lei Maria da Penha | ALMEIDA, Ana Beatriz Baggio |
10 | 11h00min | Conhecimento e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis em jovens universitários | POSSETTI, Livia Borghi
|
11 | 11h20min | Da "homossexualidade" antiga à homofobia moderna: o masculino na Roma antiga e seus desdobramentos contemporâneos
| COUTINHO, Reginaldo Aparecido
|
APRESENTAÇÃO DAS OFICINAS
As oficinas acontecerão no Bloco 3 do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) no Setor de Ciências Biológicas no dia 30/10/2014. Será disponibilizado Data Show.
Número | Horário | Sala | Título | Autor (a) principal |
01 | 08h00min as 10h00min | 24 | Homossexualidade e a coerção social
| FERRAÇA, Mirielly
|
02 | 08h00min as 10h00min | 25 | Dialogando: um espaço para ressignificar diversidade sexual
| NUNES, Marcos Antonio Hoffmann
|
03 | 08h00min as 10h00min | 26 | Abuso Sexual infanto-juvenil: orientações para prevenção a partir do ambiente escolar
| MEDA, Ana Paula
|
04 | 08h00min as 10h00min | 27 | Práticas pedagógicas com princípios criativos e lúdicos para reflexão de gênero e diversidade sexual na escola | PAIVA JÚNIOR, Jurandir Ferreira de
|
Jacarezinho, 22 de outubro de 2014.
Atenciosamente
Comissão Científica
pdf Edital 023-2014 PROGRAD - Rematrícula 2015
EFEITOS DE 12 SEMANAS DE INTERVENÇÃO COM EXERCÍCIO FÍSICO DE INTENSIDADE MODERADA/VIGOROSA NOS INDICADORES DE SAÚDE MENTAL DE ADOLESCENTES
MOTIVAÇÃO E BURNOUT ACADÊMICO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA
A COORDENAÇÃO DA RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA (RRF), torna público que estarão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação - Residência em Reabilitação Física, no período de 19/12/2024 a 31/01/2025.
TORNAR PÚBLICA a chamada de artigos para publicação, conforme normas a seguir: