Proec e Lotus Studio ofertam prática de Yoga na UENP

Sexta, 06 Mai 2016 15:53 por Assessoria de Comunicação Social

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Paraná (UENP) e a Lotus Studio Fitness, de Jacarezinho, ofertam, à comunidade externa e acadêmica (estudantes, técnicos administrativos e professores), a prática de Yoga, que será realizada todas as sextas-feiras, a partir das 18 horas, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Campus de Jacarezinho. As aulas gratuitas serão ministradas pelo professor Paulo Triguis Schimit e terão duração de uma hora. Poderão participar das aulas, alunos, professores, servidores e estagiários, além da comunidade externa.

A ação, fruto de parceria, pretende propiciar a interessados o contato com a cultura do Yoga, com intuito de fazer com esse público, por meio de práticas de meditação, posturas e técnicas de respiração, tenha melhor qualidade de vida. O professor Paulo Triguis explica as práticas que serão desenvolvidas durante as sessões. “Ministrarei as aula com vistas ao desenvolvimento holístico do ser, voltado principalmente para o autoconhecimento prático, em que aprenderemos a controlar a mente e as emoções, aprimorando com técnicas psicofísicas a nossa interação com o próprio corpo”, disse. “Gostaria de agradecer a iniciativa da PROEC, pois, por meio dela, terei a oportunidade de desenvolver a prática do Yoga, de forma gratuita para a população”, pontua.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, destacou a importância das aulas de Yoga. “É muito importante que a comunidade acadêmica e toda a população de Jacarezinho tenham acesso às outras vertentes culturais que não apenas àquelas voltadas para a dimensão artística, com as quais trabalhamos mais”. James salienta que, “o Yoga é uma oportunidade de entrar em contato com a cultura oriental. E essa oportunidade só se tornou possível graças à colaboração do professor Paulo Triguis, que se dispôs voluntariamente a transmitir seus conhecimentos. Por isso, gostaria de aproveitar o ensejo para agradecê-lo pela iniciativa e pelo carinho que tem tido com a UENP”, salientou.

Yoga: o que é?

Etimologicamente, a palavra Yoga vem do sânscrito e é originária da raiz verbal “yuj”, que significa integrar, unir, totalizar. Em termos práticos, o Yoga possui a finalidade despertar a sensação de bem-estar, através da integração do indivíduo, por meio do autoconhecimento e de diversas técnicas, dentre elas a da meditação.

Última modificação: Quarta, 11 Mai 2016 12:07

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo - Residência em Reabilitação Física (RRF).

• O Professor Doutor Luiz Fernando Kazmierczak, Diretor do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, no uso de suas atribuições regimentais, considerando a Resolução n.°018/2023 – CEPE/UENP, TORNA PÚBLICO o resultado da análise dos pedidos de aproveitamento de estudos de veteranos para dispensa de disciplinas no ano letivo de 2024.

• GABARITO OFICIAL - PROCESSO SELETIVO 2024 – VAGAS REMANESCENTES - Residência em Reabilitação Física (RRF)

• Súmula: Procedimentos para confecção do material de qualificação e para apresentação pública da dissertação junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).

• Súmula: critérios para análise de plágio em trabalhos de alunos vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano – PPG-CMH.