Especialização em Humanidades discute golpe de 2016 em aula magna

Segunda, 21 Mai 2018 16:44 por Assessoria de Comunicação Social
Professor doutor Francisco Foot Hardman, durante palestra realizada no Campus de Jacarezinho Professor doutor Francisco Foot Hardman, durante palestra realizada no Campus de Jacarezinho

A Especialização Lato Sensu em Humanidades da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu uma aula magna com o tema “O Golpe de 2016 e o Eclipse da Democracia no Brasil: Colapso e Resistência”. O evento foi realizado na sexta-feira, 11 de maio, no Auditório do PDE, do Campus de Jacarezinho.

Em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e o Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) da UENP, a aula magna teve como palestrante o docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor Francisco Foot Hardman, que é professor titular do Programa de pós-graduação em Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), e pesquisador vinculado ao CNPq desde 1981, com nível de produtividade em pesquisa A-1.

Hardman falou para um auditório lotado de estudantes de todos os Centros de Estudos do Campus de Jacarezinho. Em entrevista, destacou a importância da Universidade como um espaço de resistência e livre discussão de ideias.

“Em todos os processos de interrupção da democracia, a Universidade é um alvo, pois nela há pensamento crítico, pluralismo. Então cabe à Universidade responder isso e não pode aceitar as ameaças. Nessa questão do Golpe de 2016, de querer proibir cursos e palestras, não aceitaremos jamais. Tenho certeza de que a juventude brasileira mais uma vez levará adiante uma resistência ao processo golpista”, afirma.

Para o coordenador da especialização em Humanidades, professor-doutor Ricardo Leão, as Ciências Humanas têm protagonismo no âmbito acadêmico e no papel ativo da universidade no debate democrático.

“É das Humanidades que vem uma infinidade de produção de conhecimento que auxilia de forma determinante a produção de conhecimento em outras áreas. Este evento é para marcar a posição do nosso programa em mostrar que nós temos uma visão de Brasil, de País, da qual estamos muito conscientes de tudo o que está acontecendo, e que temos a capacidade de enfrentamento dessa situação”, acrescenta o docente.

A senadora e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, também esteve na aula magna. A parlamentar comentou sobre o envolvimento acadêmico e a força da universidade no debate político.

“Mostra que as pessoas estão abertas a discutir, se informar e saber melhor o que está acontecendo. Eu acho isso muito importante e parte do processo democrático. A academia, a universidade, está relacionada à soberania nacional e à democracia. Uma das primeiras ações do golpe é exatamente contra a educação”, finaliza a política.

Participaram também da aula magna o vice-diretor do Campus de Jacarezinho, Maurício de Aquino; a diretora do CLCA, Luciana Brito; o diretor de Pós-Graduação da UENP, Jorge Sobral Maia; o diretor de Cultura da UENP, James Rios; os docentes Marcio Carreri e Matheus Biancon; além de outros professores e de agentes universitários da UENP, comunidade externa e representantes políticos da região.

Última modificação: Segunda, 21 Mai 2018 16:58

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado