UENP abre 49ª Semana Jurídica com palestra sobre história do curso de Direito

Quarta, 08 Agosto 2018 13:52 por Assessoria de Comunicação Social
Advogado Celso Rossi, um dos fundadores do curso de Direito da UENP, durante palestra de abertura da 49ª Semana Jurídica Advogado Celso Rossi, um dos fundadores do curso de Direito da UENP, durante palestra de abertura da 49ª Semana Jurídica

O curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a abertura da 49ª edição da Semana Jurídica. O evento acontece no Salão Nobre do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Jacarezinho, dos dias 6 a 10 de agosto.

A mesa diretiva que deu início às atividades foi composta pelo diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak, pelo coordenador do curso de Direito, Antonio José Saviani da Silva, pela vice-coordenadora do curso, Soraya Saad, pelo advogado Celso Antônio Rossi e sua filha, Giovanna Rossi, pelos ex-diretores do CCSA, Allaymer Bonesso e Jaime Brito, e pelos professores Marcos Cesar Botelho e Rogério Piccino Braga.

A fala de abertura foi realizada pelo advogado Celso Antônio Rossi, um dos fundadores do curso de Direito da UENP, antiga Fundinopi, que nesse ano completa 50 anos. Rossi também foi um dos responsáveis pela fundação da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jacarezinho, além de ter sido vice-presidente da seção estadual da Ordem por dois mandatos. O tema da fala de Celso foi a história da Faculdade de Direito de Jacarezinho.

Durante o discurso, Rossi lembrou do cenário histórico da época da fundação do curso, que iniciou suas atividades em 1968. Lembrou de nomes relevantes da sociedade na época - dentre advogados, juízes, deputados, governadores e outras figuras ilustres, e dos desafios para trazer o curso para Jacarezinho, mantê-lo em funcionamento e, posteriormente, consolidá-lo nacional e internacionalmente, fazendo dele um dos mais tradicionais e bem conceituados do País.

Antes da participação de Celso Rossi, a acadêmica Julia Dinah Vaz Gonçalves fez uma fala de saudação ao palestrante e ao público, abrindo as atividades da semana acadêmica. Julia venceu o concurso de oratória dos acadêmicos de Direito.

Programação

Na terça-feira (7), a conferência teve como tema “Psicologia do testemunho no tribunal do júri”, com o promotor Luís Fernando Rocha. Nesta quarta-feira (8), “Dinheiro.com: criptomoedas e o crime organizado” será debatido pelo delegado da Polícia Federal José Navas Júnior. Na quinta (9), o professor Ricardo Pinha Alonso discute “Stf em foco: as funções, a composição e a crise”. Por fim, na sexta-feira (10), o advogado William Soares Pugliese destaca a “Advocacia na era dos precedentes”.

O evento está em sua 49ª edição e consiste em palestras e atividades com a finalidade de aprofundar o estudo de temas em destaque no estudo do Direito, tanto aos acadêmicos quanto a comunidade local e regional.

Última modificação: Quarta, 08 Agosto 2018 13:56

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.