Ex-aluna do mestrado de Direito da UENP publica Livro sobre Povos Indígenas brasileiros

Sábado, 19 Novembro 2011 16:31 Publicado por PROPG

A advogada Márcia Cristina Altvater Vilas Boas, graduada em Direito e mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Diretora da OAB/PR - Subseção de Santo Antônio da Platina/PR, e professora, publica o livro "Os povos indígenas brasileiros e a transição paradigmática: da integração à interação".

A obra, recentemente lançada pela Editora Nuria Fabris, de Porto Alegre-RS, é resultado das pesquisas feitas por sua autora Dra. Márcia Cristina durante o tempo em que passou pelo Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas da UENP, tendo como orientador o Prof. Dr. Vadimir Brega Filho, que também é coordenador do programa.

Segundo a autora "a obra é destinada a todos os pesquisadores e estudantes do direito e também àqueles que se interessam pelo tema". Num breve resumo, ela analisa a evolução do tratamento conferido aos povos indígenas desde o descobrimento do Brasil, a mudança de paradigma imposta pela Constituição de 1988 e suas consequências. A autora prossegue na descrição da obra "Tal análise também é feita sob a ótica dos instrumentos internacionais aplicáveis na garantia dos direitos dos povos indígenas. Em face das previsões constitucionais que garantem o direito à diferença, mas também diante da garantia dos direitos humanos aplicáveis aos povos indígenas, o tema é tratado sob o enfoque de algumas teorias da justiça. Em seguida, é demonstrada a necessidade de superação da dicotomia existente entre o universalismo dos direitos humanos e o relativismo das culturas, na perspectiva do multiculturalismo, do interculturalismo e a necessidade do diálogo entre as culturas, como forma de se efetivar os direitos conquistados. Ao final, são trazidos alguns temas específicos considerados importantes e que ainda afligem os povos indígenas, como os direitos à tradição, à vida, à saúde e à educação diferenciada".

A autora é nascida em Santo Antônio da Platina-PR, onde vive e trabalha até hoje, "sempre estudei em escola pública, os primeiros anos na Escola Estadual Tiradentes e depois, no Colégio Estadual Rio Branco. Assim que terminei o Ensino Médio e em meu primeiro vestibular, ingressei na Faculdade de Direito da UENP em Jacarezinho. Depois de anos advogando em minha cidade, senti a necessidade de ir além em minhas pesquisas e o tema indígena foi o escolhido. Ingressei, então, no Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas da UENP e, como dito, a obra é o resultado direto dessas pesquisas. Sou casada com Waldyr Vilas Boas Junior e mãe de Vitor e Julia; além de advogada, também atuo como professora do curso de Direito da Fanorpi, em Santo Antônio da Platina-PR".

O livro pode ser encontrado no portal da editora no endereço eletrônico: www.livrariafabris.com.br e, em breve, na Secretaria do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.