Direito Fundamental à Inclusão Social

Quarta, 26 Setembro 2012 16:48 por Rogério Matsui Guenta

Constituído como uma análise do parágrafo 2º do artigo 5º da Constituição Federal, está sendo lançado neste mês pela Editora Juruá o primeiro livro do professor de Direito Constitucional da UENP, Jairo Néia Lima, que é mestre em Ciência Jurídica pela universidade.

Com o título "Direito Fundamental à Inclusão Social - Eficácia Prestacional nas Relações Privadas", a publicação é fruto de suas pesquisas desenvolvidas durante a dissertação e se embasa no surgimento de novos direitos fundamentais decorrentes das necessidades sociais, que se mostram merecedoras de proteção no âmbito da evolução social.

"O foco da pesquisa está no reconhecimento do direito fundamental à inclusão social, implícito no texto da Constituição, demonstrando-se a ligação que permeia este direito fundamental e os direitos sociais, em razão dos fins comuns a ambos", ilustra o docente.

Aliado a isso, o trabalho busca desenvolver a efetividade dos direitos fundamentais nas relações que se dão entre os particulares, ou seja, para além da exclusiva obrigação estatal. Como contraponto, aborda a proteção constitucional frente à autonomia privada e sua possível relativização em prol de outros valores, em especial, os direitos fundamentais sociais, concluindo pela possibilidade de uma eficácia horizontal que se mostre efetiva também no âmbito da esfera privada e apontando parâmetros para resolução de conflitos em casos concretos.

O livro tem prefácio do professor do Mestrado da UENP, Dr. Eduardo Cambi, e está à venda na loja virtual da Editora Juruá (www.juruá.com.br) e na Secretaria do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da universidade

Link do livro com a capa: http://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=22751

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD