Programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP comemora 20 anos

Sexta, 28 Fevereiro 2020 11:53 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir) Vanderléia Oliveira, Fabiano Costa, Gilberto Bercovici, Fernando Brito, Jairo Neia Lima e Fábio Martini durante aula inaugural (Da esq. para a dir) Vanderléia Oliveira, Fabiano Costa, Gilberto Bercovici, Fernando Brito, Jairo Neia Lima e Fábio Martini durante aula inaugural

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na quinta-feira, 13 de fevereiro, aula inaugural que marcou o início das comemorações dos 20 anos do curso stricto sensu na Universidade. Com o tema “Soberania e Crise da Constituição”, a aula foi realizada pelo professor-doutor Gilberto Bercovici, e contou com a presença do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; do diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Neia Martini; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Vanderléia da Silva Oliveira, de professores e alunos do Programa.

O coordenador da pós-graduação, professor-doutor Fernando de Brito Alves, destaca que a criação do Programa há 20 anos significou um avanço muito grande para o interior do Estado, em especial, para o Norte Pioneiro do Paraná. “Esse é o programa mais antigo, com melhor nota e melhor consolidado da UENP. Esses 20 anos são motivo de comemoração muito especial não só para o curso de Direito, mas também para toda Universidade”, pontua.

O professor ressalta ainda que o Programa, criado no ano 2000, tem formado mestres e agora mais recentemente doutores de maneira ininterrupta. “Já formamos 260 mestres e três doutores. São alunos de todo o Paraná, da região Centro Oeste, do Nordeste, de todo Brasil, além de estrangeiros. Isso demonstra a relevância do Programa que já está bastante consolidado”, disse.

Fernando destaca ainda o pioneirismo dos professores que acreditaram no projeto na época. “Gostaria de agradecer de maneira especial ao professor Gilberto Giacoia e o professor Vlademir Brega Filho, que não mediram esforços para criação e consolidação do programa”.

O vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa, parabenizou o Programa pelos 20 anos e ressaltou a importância da pós-graduação para a Universidade. “É uma alegria muito grande participar desde importante momento da história do programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP. Reconhecemos aqui à dedicação e o trabalho de todos os professores que fazem parte da história desse curso que tem se consolidado ano após ano como uma referência nacional”, disse o vice-reitor.

Programas

Os programas de Mestrado e Doutorado da UENP possuem duas linhas de Pesquisa “Estado e Responsabilidade: Questões Críticas” e “Função política do direito”. As pós-graduações stricto sensu apresentam como proposta a investigação crítica da problemática social da exclusão, buscando a compreensão dos mecanismos de alargamento do acesso popular ao judiciário, bem como o resgate de uma interpretação de cunho mais social que formal, de modo a criar, no pesquisador, a consciência de seu papel político, de construtor da cidadania e de afirmação do Estado de Direito.

Última modificação: Sexta, 28 Fevereiro 2020 12:38

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.