Centro de Ciências da Saúde inicia implantação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Quinta, 02 Dezembro 2021 11:04 por Editor da Comunicação Social
O projeto visa propor e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência O projeto visa propor e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência

Os professores dos cursos de Fisioterapia, Odontologia e Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná iniciaram, em novembro, a implantação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NUAI). O projeto visa propor e viabilizar uma educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva, intelectual por meio de apoios diversos para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação.

Coordenado pela professora Lívia Gimenes, de Fisioterapia, o projeto, que busca o ingresso do estudante e sua permanência no ambiente universitário, já havia sido descrito anteriormente no projeto político-pedagógico do curso em 2020. Segundo a professora, há grande necessidade de acolhimento para estudantes portadores de deficiência e, para isso, os profissionais da instituição devem estar preparados.

Nesse sentido, os professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) têm discutido formas de promover a acessibilidade a esses alunos, visando incluí-los adequadamente na Universidade. “Precisamos acolher os alunos deficientes e, para isso, não apenas os professores, mas toda a comunidade acadêmica e a infraestrutura, o ambiente, devem estar preparados”, explica a coordenadora do projeto.

Para a professora Sonia Regina Leite Merege, coordenadora pedagógica do CCS, o NUAI surge para deixar de existir uma lacuna que existe no âmbito do ensino. “Como instituição de ensino superior, há necessidade eminente de darmos atenção aos nossos alunos que têm algum tipo de necessidade especial, além dos professores e funcionários. A Universidade tem um papel fundamental nesse desenvolvimento, de proporcionar aos acadêmicos igualdade no aprendizado”, ressalta.

As ações do projeto preveem também a capacitação de discentes, a fim de que haja monitores para auxiliar os alunos com necessidades especiais nas aulas e provas práticas, bem como nos estudos. Além disso, a equipe do projeto tem buscado a aquisição de materiais e equipamentos que possam viabilizar a inclusão dos alunos deficientes.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UENP é integrado pelos professores Everaldo Lambert Modesto e Éverton Bernardes Wenceslau, dos cursos de Educação Física, Camila Costa de Araújo e Michelle Moreira Abujamra Fillis, de Fisioterapia, e Sibelli Olivieri Parreiras de Odontologia, além de Jussara Eliana Utida, que ministra aula em todos os cursos do CCS.

Última modificação: Quinta, 02 Dezembro 2021 11:08

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.