Noches Hispánicas movimenta Centro de Letras de Jacarezinho

Quinta, 27 Outubro 2022 08:16 por Assessoria de Comunicação Social
Evento conta com atividades culturais, mesa-redonda com hispânicos, salas temáticas e sarau Evento conta com atividades culturais, mesa-redonda com hispânicos, salas temáticas e sarau

O Colegiado de Espanhol do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza, até a noite de hoje, o “Noches Hispánicas”. O evento, que teve início na terça (25), tem como finalidade propor uma mescla entre a cultura, a literatura, música e arte de produções hispânicas, bem como, incentivar a realização de atividades artístico-literárias, linguísticas e culturais em contexto acadêmico, integrando as turmas de Letras.

Durante a abertura do evento, que conta com atividades culturais, mesa-redonda com hispânicos, salas temáticas e sarau, o vice-reitor da UENP, Ricardo de Campos, parabenizou o CLCA, a coordenação e a todos pela organização e estimulou a realização de mais eventos do tipo. “É um prazer prestigiar e estar com vocês neste evento. Todos os eventos que trazem a diversidade cultural para a Universidade serão sempre bem-vindos. Sempre trazem muita alegria aos nossos corações. Que tenhamos mais eventos como este em que os alunos participam ativamente e efetivamente na realização”, disse.

O diretor do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak, compartilhou sua experiência com a língua, além de enaltecer a importância do evento. “Um dos maiores sonhos da minha vida, como professor, foi realizado graças à professora Natalia. Recebi um convite para dar aulas na Universidade de Múrcia, na Espanha, e graças às aulas dela, eu consegui romper essa barreira que era o idioma. Uma barreira difícil, que muitas vezes causa situações para nós, para nossos estudantes, de não enfrentamento dos nossos desafios, com medo de não conseguir falar o espanhol ou o inglês. Eventos culturais como esse, que trazem a perspectiva do idioma, através da música, da poesia, das rodas de conversa, faz com que haja encantamento pela língua, e isso facilita o aprendizado”, disse o diretor.

A diretora do CLCA, Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, afirmou a satisfação do Centro na realização do Noches Hispánicas e destacou a importância da inserção da língua em eventos culturais. “É uma satisfação imensa para o CLCA poder realizar esse evento, num momento em que o espanhol precisa realmente ser destacado e ter relevância, tanto na Universidade, quanto no cenário Paranaense e Nacional”.

O diretor de Cultura da UENP, James Rios, que testemunhou alguns dos dias de preparo para o evento, ressalta a importância deste enquanto promoção de cultura dentro da Universidade. “Estive no Centro de Letras durante essa semana e pude ver a movimentação dos alunos no processo de organização e produção dessa ação cultural. Estou na direção cultural já tem algum tempo, e posso dizer que temos um grande desafio, que é pensar a cultura na Universidade”, frisou. Ele partilhou ainda sua felicidade em ver que a Universidade possui um Centro de Letras, Comunicação e Artes, que, mesmo não tendo definitivamente um curso de artes específico, promove ações culturais. “Isso é de fundamental importância e nos ajuda enquanto Reitoria e direção de cultura, a pensar nossa política cultural, de maneira muito articulada”, ressaltou.

A apresentação de abertura contou com apresentações de dança e músicas por alunos de Letras/Espanhol, e mesa-redonda com os professores hispânicos Gustavo Alberto Cabrera Álvarez (Uruguai), Mônica del Carmen Pinto Cerda (Chile) e Natalia Andrea Rincon Beltran (Colômbia).

Também estiveram na abertura do evento o chefe de gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, a vice-diretora do Campus de Jacarezinho, Ana Paula Belomo Castanho Brochado, além de professores e alunos dos cursos de Espanhol e Inglês, de discentes e docentes do CEEBEJA de Jacarezinho, do curso Itinerante, da Educação Básica, e do Centro de Idiomas de Jacarezinho. O evento foi organizado pelos professores Nerynei Meira Carneiro Bellini (coordenadora), Aldimeres Ferraz da Silva, Jefferson Lhamas dos Santos e Luiz Antônio Xavier Dias.

Última modificação: Sexta, 28 Outubro 2022 08:08

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.