Centro de Letras de Jacarezinho realiza 3ª edição do SIMGELF

Quarta, 09 Novembro 2022 11:50 por Assessoria de Comunicação Social
Evento de abertura contou com a Conferência “Samba na escola: os batuques educam”, proferida pela professora e pesquisadora Juliana Barbosa Evento de abertura contou com a Conferência “Samba na escola: os batuques educam”, proferida pela professora e pesquisadora Juliana Barbosa

Teve início na noite de segunda-feira (07/11), o III Simpósio de Gêneros Discursivos, Ensino de Línguas e Formação Docente (SIMGELF) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino, do Centro de Letras, Comunicação e Artes, o evento tem como tema “Os desafios da formação docente e do processo de ensino-aprendizagem pós-pandemia” e discute o papel da universidade na formação do professor crítico-reflexivo, capaz de enfrentar os novos desafios que a contemporaneidade lhe impõe.

Durante a abertura do evento, que conta com apresentações culturais, palestras, simpósios, minicursos e mesa-redonda, o chefe de gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, parabenizou a todos em nome do reitor Fábio Antonio Néia Martini e do vice-reitor Ricardo Campos. “Fico muito feliz por estar aqui. Os professores aqui presentes são pessoas que conheço desde que cheguei à UENP. Tenho um grande carinho e é muito gratificante para mim estar aqui com todos vocês”, disse.

A vice-diretora do Campus de Jacarezinho, Ana Paula Belomo Castanho Brochado, parabenizou os organizadores, coordenadores de curso, direção de centro e estudantes. “Agradeço aos nossos servidores colaboradores de ações de ensino, pesquisa e extensão como este Simpósio. Agradeço ainda o aceite e a disponibilidade da professora Juliana Barbosa, nossa conferencista desta noite, pela colaboração para conosco neste evento.”

A diretora do CLCA, Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, recordou que o SIMGELF nasceu de um anseio dos docentes e discentes do grupo de pesquisa Leitura e Ensino. “Nós temos uma grande satisfação em saber que alunos que participaram do nosso GP, hoje são mestres, doutores e, inclusive, trabalham aqui conosco”, disse. “Esse evento se propõe a discutir a formação docente nas suas diferentes perspectivas, e principalmente no contexto de pós pandemia”, ressaltou a professora.

A solenidade de abertura contou com apresentações musicais realizadas por alunos do curso de Letras, pela Bateria Acadêmicos Capiau, de Jacarezinho, e com a Conferência “Samba na escola: os batuques educam”, proferida pela professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Juliana Barbosa.

Estiveram também na abertura, o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Alfredo Moreira Júnior, os coordenadores dos Colegiados de Letras/Espanhol e Letras/Inglês, Fernando Moreno da Silva e Luciana Brito, respectivamente, além de professores e alunos do curso.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.