Reitor e diretores visitam construção da nova Clínica de Fisioterapia

Terça, 09 Mai 2023 13:44 por Editor da Comunicação Social
A previsão é de que, quando concluído, a nova clínica proporcione cerca de 940 atendimentos por semana A previsão é de que, quando concluído, a nova clínica proporcione cerca de 940 atendimentos por semana

A Reitoria e as direções do Campus de Jacarezinho e do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram, em 8 de maio, visita de acompanhamento da obra da nova Clínica de Fisioterapia da UENP. A vistoria foi organizada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV).

Durante a visita, a equipe da PROPAV apresentou os novos espaços que irão compor a clínica. As novas instalações contarão com sala de recepção e espera, espaços administrativos, como sala de reuniões, almoxarifados, secretarias e copa, sanitários acessíveis, vestiários e salas de avaliação, além de ambientes especializados nas áreas de cardiologia, pneumologia, neurologia, pediatria, gerontologia e ortopedia. O espaço terá também uma piscina coberta e aquecida para as práticas de hidroterapia.

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, destaca que a Clínica de Fisioterapia promoverá ainda mais o desenvolvimento da Saúde na região de abrangência da Universidade. Por meio da clínica, serão atendidas as Associações dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). “Além das demandas das secretarias municipais de Saúde, atenderemos também as demandas representadas por clínicas comerciais da região. Dessa forma, o acesso gratuito à Fisioterapia será garantido através da UENP”, disse.

Para o pró-reitor de Planejamento e Avaliação, Paulo Brene, a construção é uma grande conquista e chega num momento de ascensão e ampliação do curso. “A clínica vem para aumentar a capacidade da UENP em atender à comunidade. Esse é um ponto muito positivo. Cremos que, da forma como será entregue, estará pronta para atender qualquer área da fisioterapia”, projeta Paulo.

Luiz Fernando Kazmierczak, diretor do Campus de Jacarezinho, acentua que há uma grande possibilidade de que a UENP se torne referência não apenas no Norte do Estado, mas em todo o Paraná. “A clínica possibilitará a ampliação dos atendimentos, mas, para além disso, irá dispor de um espaço mais adequado para comportar mais projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como novos equipamentos que poderão auxiliar o desenvolvimento dessas atividades”, destaca.

Atualmente, a Clínica de Fisioterapia da UENP fica localizada no CCS e recebe pacientes por meio do Sistema Único de Saúde. A previsão é de que, quando concluído, o novo espaço proporcione cerca de 940 atendimentos por semana. O diretor do CCS, Fabrício José Jassi, comenta que há uma grande lista de espera para os atendimentos e, com a nova clínica, essas demandas poderão ser supridas. “Nós do curso de Fisioterapia estamos bastante ansiosos para a conclusão da obra. Uma clínica dessa dimensão é o caminho para nos tornarmos referência nas diversas áreas da Fisioterapia. Quando pensarem em fisioterapia, pensarão na Clínica da UENP”, comemora Fabrício.

O projeto arquitetônico da clínica tem a área de 1744 m². A obra está em fase de execução. As etapas de fundações, estruturas e alvenarias já foram finalizadas. A construção se encontra, atualmente, em fase de cobertura e instalações. Até o momento, o percentual físico-financeiro de conclusão, até a última medição realizada, é de 40,30%.

OBRAS NA UENP

Atualmente, há seis obras em fase de execução pela Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação da UENP, dentre elas, a construção de um novo bloco de quatro salas e o cercamento do Campus de Cornélio Procópio; a ampliação da infraestrutura da Equoterapia e a construção do bloco do Centro de Ciências Tecnológicas do Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. As obras têm previsão de conclusão ainda para o ano de 2023.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, TORNA PÚBLICA a abertura de Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

• TORNA PÚBLICO que estarão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação - Residência em Reabilitação Física, no período de 29/04/2024 a 10/05/2024, para VAGAS REMANESCENTES.

• RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA – 2024

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.