Professor de História da UENP palestra no Museu da Cidade de São Paulo

Sexta, 14 Julho 2023 14:25 por Editor da Comunicação Social

O professor Marcio Luiz Carreri, do curso de História do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), palestrou, no dia 7 de julho, no Programa Diálogos do Museu, ofertado pelo Museu da Cidade de São Paulo. Na ocasião, o professor convidado abordou questões sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.

O convite para participar do programa foi resultado de sua pesquisa durante o pós-doutorado, que resultou na publicação do artigo “1932, heróis de farda e farsa: capital, trabalho e memória, em posições” em 2021. Durante a palestra, Carreri destacou a importância de pesquisas atualizadas e novos olhares para concepções históricas que, muitas vezes, estão enraizadas no cotidiano e superam as memórias institucionalizadas e buscam novas concepções.

“O diálogo com o Museu Paulista foi muito importante porque, além do reconhecimento de minha contribuição da pesquisa sobre o tema, conseguimos oportunizar novas perspectivas”, expõe Carreri. O evento, que ocorre ao longo do mês de julho, tem como objetivo gerar diálogos e debates sobre episódios históricos que moldaram a cultura brasileira e paulistana.

O Programa Diálogos do Museu, criado em abril de 2019, busca estimular a pesquisa acadêmica tanto interna quanto externa, utilizando os acervos institucionais do Museu da Cidade de São Paulo como base. Além disso, o Programa tem o intuito de promover a aproximação entre as comunidades acadêmica e museológica, assim como com a população da cidade em que o Museu está inserido. Os encontros ocorrem de forma híbrida, com transmissão pelo canal do YouTube e palestras presenciais.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• Nomeia a composição discente na Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) – Mestrado Acadêmico do CCS/CJ/UENP.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, do Campus de Jacarezinho, considerando o Edital nº 03/2024 - CCHE/CJ/GAB e a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO o resultado da homologação das inscrições para a escolha dos representantes docentes do CCHE-CJ.

• A Direção do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, TORNA PÚBLICA a abertura de Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.