Alunos da UENP realizam curso de Biologia de Campo no Pantanal

Sexta, 19 Julho 2024 11:05 por Editor da Comunicação Social
O grupo, que embarcou nesta terça-feira, 18, ficará no Pantanal por quatro dias O grupo, que embarcou nesta terça-feira, 18, ficará no Pantanal por quatro dias

Alunos, professores e egressos do curso de Ciências Biológicas do Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná embarcaram, nesta quinta-feira, 18 de julho, para uma viagem ao Pantanal. Ao todo, 42 alunos e egressos e 4 professores participam do primeiro curso de extensão “Biologia de Campo no Pantanal”.

As atividades serão realizadas na base de pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Passo do Lontra, em Corumbá. O coordenador do projeto, Dyego Leonardo Ferraz Caetano, explica que os participantes estudarão técnicas básicas de pesquisa zoológica, botânica e ecológica. “Vamos ficar quatro dias lá. Nossos alunos estarão em contato com um bioma muito importante, o mais complexo e rico do Brasil e do mundo e que está sendo bem impactado atualmente. Essa viagem é muito importante, com certeza, vai enriquecer muito o conhecimento pessoal e acadêmico de todos”.

Os objetivos do curso são proporcionar a vivência de campo aos alunos, apresentar técnicas de coleta em campo relacionadas aos ambientes aquáticos e terrestres, discutir conhecimentos biológicos de forma interdisciplinar e prática e formar futuros pesquisadores e professores com prática de campo.

Para a egressa do curso de Ciências Biológicas da UENP, Karen Luana Inez, a viagem será uma oportunidade única. “Era um desejo fazer uma viagem para o Pantanal desde a graduação, mas, por conta da pandemia, acabamos não tendo a oportunidade. Agora, com esse curso de extensão, veio a possibilidade de ir. Tenho certeza de que será uma experiência única para a gente. Estou bem empolgada com o curso, em poder estudar diferentes aspectos da Ecologia do Pantanal”, compartilhou.

“Ter a oportunidade de ir para o Pantanal é uma experiência única. É um lugar que eu já tinha vontade de conhecer, por toda a diversidade que encontramos lá. É um bioma muito rico. Com certeza, trará um conhecimento muito grande”, destacou a acadêmica do segundo ano de Ciências Biológicas, Lourdes Vitória Ferreira dos Santos.

Para a aluno do terceiro ano, Alessandra Andrade Viudes da Silva, as viagens de campo possibilitam muito aprendizado. “Decidi participar, porque eu gosto de aventura. Já fui na viagem que teve da UENP para Ubatuba e gostei bastante. Quando esse curso apareceu, decidi participar também. São momentos de muito aprendizado, de aprender coisas que a gente nem imagina, tendo contato direto com outros cenários. Conhecer pessoalmente toda a diversidade que o Pantanal tem é algo muito importante”, frisou.

O professor Dyego agradeceu a todos que tornaram a viagem possível. “Quero agradecer a parceria e o apoio da Reitoria, do Campus Jacarezinho e do Colegiado de Ciências Biológicas, que foram fundamentais para que a viagem pudesse acontecer”, disse. Também participam da viagem os professores Eliezer de Oliveira da Conceição, Tatiane Mantovano e Guilherme de Toledo Figueiredo. O grupo fica no Pantanal até o dia 22 de julho, quando retornam para Jacarezinho.

Embarque

O embarque dos acadêmicos foi acompanhado pelo reitor da UENP, professor Fábio Antônio Neia Martini; pelo vice-reitor Ricardo Aparecido Campos; pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Mateus Biancon; e pelos professores do curso de Ciências Biológicas, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira e Ariel Milani Martine. “Uma expedição como essa enriquecerá, de maneira significativa, a vida acadêmica de nossos alunos que terão a oportunidade de vivenciar um bioma totalmente novo para eles. Agradeço a todos os professores que trabalharam para viabilizar o 1º Biologia de Campo no Pantanal”, disse o reitor Fábio Martini.

Última modificação: Sexta, 19 Julho 2024 11:09

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestrando: Luiz Cezar Nicolau

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Vanessa de Souza Oliveira

• A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve:
    CONVOCAR a candidata abaixo relacionada, aprovada e classificada no Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da UENP, nos termos do Edital de Abertura Nº 007/2024 – GD/CJ/UENP, de 30 de abril de 2024, e do Edital de Resultado Final Nº 020/2024 – GD/CJ/UENP, de 13 de junho de 2024, para entrega de documentação e ocupação de vaga.