UENP recebe doação de aproximadamente 20 mil livros

Sexta, 30 Agosto 2013 06:55 por Assessoria de Comunicação Social
 “Arquivo Antonio José da Costa Lima” será organizado no CCHE/CLCA do Campus Jacarezinho “Arquivo Antonio José da Costa Lima” será organizado no CCHE/CLCA do Campus Jacarezinho Tiago Angelo

A UENP recebeu, neste mês de agosto, acervo de cerca de 20 mil livros. A doação foi feita por Alayde Brand de Carvalho da Costa Lima, viúva de Antonio José da Costa Lima, quem garimpou a coleção. Expressivo em obras de cunho histórico, filosófico, sociológico e literário em línguas inglesa e espanhola, a coleção receberá o nome de "Arquivo Antônio José da Costa Lima". Os livros agora passarão por processo de higienização e catalogação. Por isso, a previsão é que somente a partir do segundo semestre de 2014 estejam disponíveis para consulta.

O reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando, quem assinou o Contrato Particular de Doação do Acervo com Alayde, salientou: "Reconhecemos, primeiramente, a generosidade desta família em doar esse expressivo acervo à UENP. Esses livros serão extremamente relevantes para os nossos alunos e acompanharão nossa Universidade em sua história de vida". Dona Alayde conta que Antônio José tinha uma paixão absoluta pelos livros e que adorava compartilhar essa paixão com todos. "Ele tinha uma forte ligação com esta terra. Os livros não poderiam ficar em outro lugar senão aqui em Jacarezinho". O contato com a família para doação dos livros teve início em outubro de 2012, quando o assessor de comunicação da UENP, Tiago Angelo, levou para a senhora Alayde a proposta de doação dos livros à Universidade.

A coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CEDHIS) da UENP, professora Janete Leiko Tanno, salienta a importância do acervo para a Universidade, principalmente, para os cursos da área de Ciências Humanas, visto que ele engloba obras de diversas disciplinas. "Esse é um acervo muito valioso pelo volume de livros que possui, sendo exemplares das melhores obras de inúmeros autores renomados", destaca a professora.

A diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), Luciana Brito, impressionada pelo número e pela qualidade das obras, acentua: "É um momento memorável, pois se trata de um acervo de muitíssimo valor que vem para enriquecer sobremaneira o ambiente acadêmico da UENP". Já o diretor do CCHE, professor Antonio Carlos de Souza, pontua: "É de uma grandeza incomensurável a atitude da família Costa Lima, que doou sua biblioteca particular para ser apropriada por estudantes e pesquisadores".

William Bilches

Última modificação: Sexta, 30 Agosto 2013 07:17

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.