Renomado historiador italiano concede entrevista a pesquisadores da UENP

Sexta, 20 Dezembro 2013 16:39 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir.) Roberto de Mattei, Alfredo Moreira Junior, Douglas Pelegati  e Pedro Pelogia durante entrevista com o historiador italiano (Da esq. para a dir.) Roberto de Mattei, Alfredo Moreira Junior, Douglas Pelegati e Pedro Pelogia durante entrevista com o historiador italiano

O historiador e jornalista italiano Roberto de Mattei, um dos mais destacados líderes católicos contemporâneos, concedeu entrevista ao Núcleo de Pesquisas em História das Religiões (NPHR) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Durante o encontro, realizado na quinta-feira, 12, o professor-doutor Alfredo Moreira da Silva Junior, coordenador do NPHR, e os acadêmicos Douglas Pelegati (3º Filosofia) e Pedro Pelogia (egresso de História) puderam realizar visita monitorada à sede do Instituto Plínio Corrêa de Oliveira (IPCO), em São Paulo.

Na entrevista realizada pelo professor Alfredo, no IPCO, de Mattei falou sobre questões teóricas a respeito de seu livro: "O Concílio Vaticano II- uma história jamais escrita", obra recentemente publicada no Brasil. A entrevista, em breve, será disponibilizada em vídeo aos pesquisadores da área. Durante o encontro, alinhavou-se a possibilidade de um intercâmbio entre a UENP e a Universidade Europeia de Roma para a realização de um Simpósio sobre o Concílio Vaticano II com a presença de outros pesquisadores sobre o assunto, em Jacarezinho.

No encontro, Alfredo, que recentemente, defendeu doutorado em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com tese sobre as interpretações a respeito do concílio, e de Mattei discutiram temas comuns a suas pesquisas envolvendo o Concílio Vaticano II e as interpretações sobre esse evento nos últimos 40 anos. A tese do professor da UENP foi considerada inovadora à medida que possibilitou a visualização do contexto histórico que permeou o Concílio e Pós-Concílio e o embate entre os progressistas e conservadores causando consequências na Igreja até os dias atuais, o que fomentou a entrevista e o diálogo.

Conforme os argumentos de Roberto de Mattei, "O Vaticano II, vigésimo primeiro na História da Igreja, inaugurado por João XXIII, em 11 de outubro de 1962, e encerrado por Paulo VI, a 8 de dezembro de 1965, não representou para a Igreja, a época que se lhe seguiu, uma "Primavera" ou um "Pentecostes", mas, como reconheceram o período de crises e dificuldades, nomeadamente nos âmbitos doutrinal e litúrgico".

Roberto de Mattei

O historiador e jornalista italiano Roberto de Mattei, nascido em 1948, é professor de História da Igreja e do Cristianismo na Universidade Europeia de Roma, na qual é o coordenador da Escola de Ciências Históricas. Entre 2004 e 2011, foi por duas vezes vice-presidente do principal organismo estatal italiano de apoio às ciências, o Conselho Nacional de Pesquisa. Membro do Conselho de Administração do Instituto Histórico para a Idade Moderna e Contemporânea e da Sociedade Geográfica Italiana, ele colabora com o Comitê Pontifício de Ciências Históricas. Foi agraciado com a insígnia da Ordem da Santa Sé de São Gregório Magno, em reconhecimento pelos seus serviços prestados à Igreja.

Em 2010, Roberto de Mattei publicou o livro O Concílio Vaticano II – Uma história nunca escrita, o qual lhe valeu o mais prestigioso prêmio italiano para livros históricos: o Acqui Storia/2011. O historiador é autor de mais de 20 livros traduzidos para diversos idiomas.

Conferência

Roberto de Mattei esteve na capital paulista para realizar conferência sobre os bastidores do Concílio Vaticano II. O evento foi realizado no Club Homs, na Avenida Paulista.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.