Projeto da UENP atenderá crianças obesas em quatro cidades da região

Sexta, 07 Março 2014 10:02 por Assessoria de Comunicação Social
Crianças realizam atividade física no ginásio de esportes de Jacarezinho; dados do Ministério da Saúde apontam que três em cada 10 crianças em idade escolar são obesas Crianças realizam atividade física no ginásio de esportes de Jacarezinho; dados do Ministério da Saúde apontam que três em cada 10 crianças em idade escolar são obesas

O problema da obesidade infantil e juvenil tem se tornado um prato cheio para o desenvolvimento de doenças que antes era preocupação exclusiva de adultos como pressão alta, diabetes e hipertensão. Essa realidade verificada também em cidades da região levou professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, a criar o projeto "Saúde da Criança: Conscientização de Todos" que atende os municípios de Bandeirantes, Andirá, Cambará e Jacarezinho. As atividades, que retornarão em 10 de março em todas as cidades, buscarão levar à regularidade da atividade física e à alimentação saudável crianças de 6 a 14 anos. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras (USF).

A professora Berlis Ribeiro dos Santos Menossi, coordenadora e orientadora do projeto, destaca que a realização das atividades tem o objetivo de diminuir a obesidade infantil, incentivando a atividade física e dieta equilibrada, além de buscar identificar possíveis problemas de desordem motora, física e metabólica e alterações de risco para a saúde. "Queremos estimular a atividade física regular, o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e específicas, a maior socialização, e orientar a família e a criança sobre alimentação equilibrada com enfoque na prevenção de doenças crônicas, assim como buscar futuramente tornar o projeto um Programa Municipal", ressalta.

Para se chegar a bons resultados, os participantes terão acesso a uma equipe de fisioterapeutas, professores de educação física, profissionais responsáveis pela coleta bioquímica, que farão avaliação física individual e laboratorial. O projeto inclui ainda orientação nutricional realizada por nutricionistas. Durante os encontros, que serão realizados duas vezes por semana, as crianças poderão participar de atividades de iniciação desportiva, competitivas, lúdicas e dança, acompanhadas por profissionais.

Berlis explica que vários programas têm dado passos neste sentido em todo o mundo, na intenção de prevenir doenças crônicas causadas pela obesidade como é o caso do diabetes, doença para a qual não há cura, mas somente a possibilidade de controle. "O estágio avançado dessa doença pode levar a amputações. A obesidade ainda pode causar: aumento do colesterol ruim (LDL), hipertenção ou mesmo um acidente vascular encefálico (AVE) que é conhecido como derrame cerebral, até Infarto agudo do miocárdio causando a morte", alerta a professora. Ela relata ainda que a possibilidade de a criança obesa tornar-se um adulto com doenças crônicas é também uma preocupação da Organização Mundial da Saúde.

O projeto que já atendeu, de setembro a novembro de 2013, cerca de 130 crianças, deverá acompanhar, neste ano, de 100 a 200 crianças por município. Berlis comenta, entretanto, que, por vezes, a falta de transporte e de consciência dos pais ou responsáveis acaba desestimulando a criança a participar. "Os pais têm papel preponderante e fundamental para o sucesso das atividades, estimulando os filhos à participação e à saudável alimentação ".

Projeto

O 'Saúde da Criança: Conscientização de Todos' é um projeto que nasceu com a união dos quatro municípios juntamente com o CISNORPI e a UENP/CCS, com apoio da SETI e do USF. É orientado, além da fisioterapeuta e doutoranda Berlis Ribeiro Menossi, pelo professor-doutor Claudinei Ferreira dos Santos. O projeto, que acontece até o final deste ano, dará premiação para aqueles que tiverem maior frequência e perderem mais peso. Apoiam o projeto o Rotary Club, Lions Clubs, Maçonaria, SEED, NRE de Jacarezinho e de Cornélio Procópio, e também o tenente coronel Antonio Carlos de Morais, comandante do 2º batalhão da Polícia Militar do Paraná. Há ainda o apoio Científico e Técnico da UNICAMP - Faculdade de Educação Física - através do professor-doutor Edison Duarte.

Participam do projeto alunos de escolas públicas estaduais e municipais. Em Bandeirantes, o projeto acontece no ginásio Chinelão; em Andirá, na escola Ana Nery; em Cambará, no ginásio de esportes, na escola Caetano Vezozzo e Colégio Estadual Angelina Rissi Vezozzo e, em Jacarezinho, no ginásio de esportes e batalhão da Polícia Militar.

Quatro alunos da UENP são bolsista e integram os trabalhos: Bianca Forcella Biagini e Pamela Vidal do curso de Fisioterapia; Alexandre Ramos de Meira e Samanta Viviani dos Santos de Educação Física. Além de dois profissionais recém-formados na Universidade: a fisioterapeuta bolsista Anna Claudia Sabino Serra, e o professor de Educação Física bolsista Eurico Lara de Campos. Os municípios destinam para o projeto dois professores de educação física, uma nutricionista, espaço físico e o transporte.

Última modificação: Sexta, 07 Março 2014 10:14

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD