Centro de Letras de Jacarezinho realiza lançamento da Revista Claraboia e de três livros

Quinta, 15 Mai 2014 08:56 por Assessoria de Comunicação Social
Obras com temáticas ligadas à literatura e à linguística são lançadas durante evento realizado no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) do Campus Jacarezinho  Obras com temáticas ligadas à literatura e à linguística são lançadas durante evento realizado no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) do Campus Jacarezinho

O Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da UENP, Campus Jacarezinho (CJ), realizou, na noite de segunda-feira, 12, lançamento de três livros publicados por professores da Universidade, além da primeira edição da revista Claraboia. O evento, que aconteceu no auditório do CCHE/CLCA/CJ, foi acompanhado por cerca de 350 acadêmicos dos cursos de Letras Espanhol, Inglês e Literatura. A solenidade marcou a publicação das obras "Leitura literária na sala de aula: propostas de aplicação", das professoras Hiudéa Tempesta Rodrigues Boberg e Rafaela Stopa; "Estudos em linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários", dos professores Fábio Gabriel, Tânia Regina Toledo Scoparo, Eliane Aparecida e Eva Cristina Francisco; e "Semiótica e Comunicação: estudos sobre textos sincréticos", de Arnaldo Cortina e Fernando Moreno da Silva.

O diretor do Campus Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, destacou a importância do evento como forma de divulgação das pesquisas realizadas e parabenizou a todos os envolvidos nas publicações dos livros e na realização do evento que, dividido em etapas de apresentações individuais das obras, teve início com uma comunicação sobre a revista Claraboia, um periódico eletrônico dos cursos de Letras da Universidade, dedicado às áreas de Literatura e Linguística, publicado com periodicidade semestral.

Durante a apresentação, a professora Marilucia dos Santos Domingos Striquer, da equipe editorial da Revista (que é composta por membros dos Centros de Letras dos campi de Cornélio Procópio e de Jacarezinho), falou, brevemente, sobre a revista, dos contatos, da equipe editorial, da política do periódico e das formas de submissão de artigos para a publicação. A docente, estendendo um convite para que todos os acadêmicos acessem a Claraboia, destacou que mais de 650 pessoas já visitaram a página em menos de um mês após a publicação, de diversos locais do mundo como Estados Unidos, Portugal e Japão, além de muitos estados brasileiros.

A professora Hiudéa, durante a apresentação do livro "Leitura literária na sala de aula", publicado pela Editora CRV, ressaltou que a obra, escrita com a professora Rafaela Stopa, apresenta sequências didáticas para a abordagem do texto literário produzidas por membros do Grupo de Pesquisa, Literatura e Ensino, da UENP, Campus de Jacarezinho, no período de 2006 a 2008. Ela destaca que o livro trata-se de uma publicação voltada àqueles que apreciam a arte literária e gostariam de conhecer modos diversos de abordá-la em sala de aula.

Na sequência, o professor do CLCA, Fernando Moreno da Silva, falou sobre sua obra: "Semiótica e Comunicação: estudos sobre textos sincréticos", publicado em parceria com Arnaldo Cortina (UNESP), pela Editora Cultura Acadêmica. Num tom descontraído, Fernando explicou os estudos da Semiótica, lembrando que a preocupação dessa ciência é descrever os sentidos de tudo que carreia significado. Durante a fala, destacou também as quatro vertentes que contemplam essa ciência (Semiótica Norte Americana (Peirceana), Inglesa, Russa e a Francesa).

Já as pesquisadoras Eliane Aparecida e Eva Cristina Francisco falaram sobre a obra "Estudos em Linguagem: diálogos linguísticos, semióticos e literários" publicada pela editora Multifoco. Por meio de diferentes tendências propostas pelas Ciências Humanas, o livro permite, segundo seus autores, a exploração do sentido inserido em textos. A obra reúne artigos de pesquisadores de diversas áreas e advindos de diferentes universidades brasileiras.

Ainda durante o evento, a acadêmica do 3º ano de Letras e Inglês, Letícia Maria de Godoy, apresentou seu primeiro romance escrito: "Jurada Pelas Sombras", que será lançada pela editora Literata, durante a bienal do livro de São Paulo, em agosto deste ano. A solenidade foi prestigiada também pela diretora do CLCA, Luciana Brito; pelo diretor do CCHE, Luiz Clemente Viana Franco, pelo pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional (PROPAV), Paulo Ribeiro (que representou o reitor em exercício da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior); e pelo pró-reitor de Administração e Finanças, José Paulo.

Apresentação

A professora Adenize Franco, ainda durante a solenidade, apresentou o livro: "Desafios Contemporâneos: escritos do agora", organizado pelas docentes do CLCA, Campus Cornélio Procópio, Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Vanderléia da Silva Oliveira. Os textos publicados no livro resultam de projetos da Linha de pesquisa Literatura, Cânone Literário e Tessituras do Contemporâneo do GP CRELIT, que se volta para os processos de formação do cânone literário e seus desdobramentos, que se articulam às correntes contemporâneas de recepção e crítica literárias.

Última modificação: Quinta, 15 Mai 2014 09:11

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD