Mestrado em Ciência Jurídica realiza I Simpósio de Direito e Cinema em Debate

Segunda, 16 Março 2015 14:14 por Assessoria de Comunicação Social
“Quando da elaboração do projeto, a ideia era ampliar os horizontes da sala de aula, quebrando barreiras físicas e de imaginação a fim de que casos práticos, reais ou fictícios, fossem analisados”, pontua coordenador do evento, professor-doutor Renato Bernardi “Quando da elaboração do projeto, a ideia era ampliar os horizontes da sala de aula, quebrando barreiras físicas e de imaginação a fim de que casos práticos, reais ou fictícios, fossem analisados”, pontua coordenador do evento, professor-doutor Renato Bernardi

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas(CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizou, nos dias 12, 13 e 14 de março, o I Simpósio de Direito e Cinema em Debate. O evento acadêmico de cunho científico, que teve por objetivo debater o conteúdo jurídico de produções cinematográficas, foi realizado pela pós-graduação stricto sensu – mestrado em Ciência Jurídica da UENP.

Durante o Simpósio, foram exibidos filmes com temas sociais, tais como racismo, exclusão social, direito de viver, diferença de gêneros, direitos do réu, dentre outros. O evento contou palestras dos professores Maurício Gonçalves Saliba, Roberto Francisco Daniel, o "Padre Beto", Rogério Cangussu Dantas Cachichi; Paulo Takayuki Tamura e Diego Nassif da Silva, além de apresentações de trabalhos pelos pesquisadores.

O coordenador do evento, professor-doutor Renato Bernardi, destaca que os objetivos do Simpósio foram plenamente alcançados. "Quando da elaboração do projeto, a ideia era ampliar os horizontes da sala de aula, quebrando barreiras físicas e de imaginação, a fim de que casos práticos, reais ou fictícios, fossem analisados, a partir da teoria repassada em aula, com a exibição de filmes com conteúdo jurídico", salienta o professor. "A participação de discentes da casa e de diversas outras localidades foi empolgante. As discussões pós-palestras foram muito produtivas e as apresentações dos artigos nos grupos de trabalho foram sensacionais. Já começamos a pensar no II "Direito e Cinema em Debate" para 2016!", ressalta Bernardi.

O Simpósio teve apoio das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO), Organização Aparecido Pimentel de Educação e Cultura (OAPEC), Toledo-PP, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI/UNIESP).

Última modificação: Quarta, 15 Abril 2015 13:58

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• ALTERAR A COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka