Bateria da UENP participa de Encontro de Bandas e Fanfarras

Segunda, 25 Mai 2015 12:45 por Assessoria de Comunicação Social

A bateria da Atlética dos estudantes do curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, participou, no último domingo 17, do Encontro Regional de Bandas e Fanfarras de Jacarezinho. O evento, que ocorreu nas dependências do SESC/SENAC, recebeu bandas sinfônicas, marciais e musicais, além de fanfarras e grupos de percussão de diversos municípios dos Estados do Paraná e São Paulo.

Durante os 20 minutos de apresentação, os acadêmicos da UENP executaram vários ritmos que transitam pelo samba e pela bossa carnavalesca. A ritmista e acadêmica do 3° ano, Tayla Dummer, comentou sobre a importância da participação do grupo no evento. "O encontro nos trouxe uma experiência gigantesca. Não conseguíamos tirar os olhos de cada apresentação que se seguia", partilha.

"Esperamos ver cada vez mais esse formato de evento em nossa cidade, pois sabemos que a sociedade atual carece de eventos culturais que promovam esse aprendizado, tanto para jovens como para adultos", salienta a Tayla. "Esperamos conseguir representar nossa Universidade, bem como nossa cidade, em diversas apresentações em que formos convidados", disse.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, ressaltou a participação dos acadêmicos no Encontro. "A participação dos estudantes de Direito nesse encontro foi de suma importância para que eles pudessem entrar em contato com outras vertentes da música. Nós, da PROEC, vamos apoiar o grupo que surgiu com a iniciativa dos próprios alunos. Em termos de cultura musical, a UENP só tem a ganhar", finalizou.

O Grupo

A Bateria Capiau surgiu com o objetivo apoiar os atletas nas competições universitárias que eles participam, mais precisamente os Jogos Jurídicos. O grupo, que existe há quase 10 anos, está passando por algumas reformulações em relação a seus integrantes e em sua estrutura física (aquisição e manutenção de instrumentos). Atualmente, a Bateria, que conta com 21 ritmistas e um intérprete, tem o apoio da Associação Atlética Acadêmica de Direito (AAAD), que realizou investimentos significativos, apostando no projeto.

Entre 4 e 7 de julho deste ano, o grupo de percussionistas irá participar do Desafio de Baterias nos Jogos Jurídicos Estaduais, que contará com a presença de cerca de 4 mil acadêmicos de Direito do Paraná, em Guarapuava. Trata-se de uma competição de alto nível entre as baterias universitárias de todo o Estado, as quais contam com agremiações de grande porte.

Segundo o coordenador do grupo, acadêmico Alfeu Junior (3º ano), é um momento histórico para a Bateria Capiau. "Pretendemos deixar um legado cultural que possa, no futuro, incentivar outros cursos da UENP a se espelharem em nosso trabalho e também criarem suas próprias baterias", declarou.

Última modificação: Terça, 26 Mai 2015 12:35

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD