Curso de Direito promove V Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito

Domingo, 30 Agosto 2015 14:42 por Assessoria de Comunicação Social

O curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o programa de pós-graduação stricto sensu em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizaram, de 27 a 29 de agosto, o V Simpósio Internacional da Análise Crítica do Direito (SIACRID). O evento foi coordenado pelos professores Fernando de Brito Alves, Luiz Fernando Kazmierczak e pela secretaria do mestrado, Maria Natalina Costa.

Na primeira noite do evento, foram realizadas duas Conferências. A primeira, com o procurador de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, professor-doutor Ronaldo Porto Macedo Junior, do departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre “Drorkin e a Teoria do Direito”. A segunda conferência foi realizada pelo licenciado em Ciências Jurídicas na Universidade de La República, Rodrigo Andrés Pérez Lisicic, que falou sobre a “Retrospectiva do Princípio da Independência Judicial na Obra de Benjamin”.
Na sexta-feira, Samuel Rodríguez Ferrández, professor da Universidade de Murcia e visitante do programa de mestrado em Ciência Jurídica da UENP, realizou a palestra “A evolução das normas penais na Espanha”. No encerramento do evento, no sábado, Antonio Carlos da Ponte, livre docente em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e procurador de Justiça do Estado de São Paulo, realizou a palestra “Intolerância Penal”.
Abertura

Além dos palestrantes, participaram da cerimônia de abertura os professores Vladimir Brega Filho, vice-coordenador do programa de mestrado; o diretor e o vice-diretor do CJ, Fabio Antonio Neia Martini e Maurício de Aquino; o diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak; o representante do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC), Zulmar Fachin; o representante da Universidade de Murcia, Samuel Rodríguez Ferrández; e a representante da UNIVEM, Vivianne Rigoldi. O evento também contou com a presença dos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, bem como profissionais da área do Direito.

O Simpósio foi realizado com a colaboração do programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) do Instituto Toledo de Ensino (ITE), do programa de Pós-graduação em Direito (Mestrado) do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM); Toledo Prudente - Centro Universitário, do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania e da Universidade de Múrcia – Espanha. O evento conta com o apoia também da Fundação Araucária e com o patrocínio de FAMA-Viagens e Turismo e dos Estudos Jurídicos (PRO-JURIS).

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.