Estudantes da UENP realizam estágio na Câmara dos Deputados em Brasília

Sexta, 01 Abril 2016 15:55 por Assessoria de Comunicação Social
Deputado Diego Garcia recebe os estudantes de Direito da UENP Matheus Pires e Milena Brenzan em seu gabinete, na Câmara, em Brasília Deputado Diego Garcia recebe os estudantes de Direito da UENP Matheus Pires e Milena Brenzan em seu gabinete, na Câmara, em Brasília

Os estudantes Matheus Pires e Milena Brenzan, do curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), foram indicados pelo deputado federal Diego Garcia para participar do programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 27 de março e 1º de abril. Durante cinco dias, os universitários conheceram o Congresso Nacional e integraram um grupo de mais de 50 estudantes de várias cidades do país que acompanhou o dia-a-dia da atividade parlamentar. Eles conheceram de perto as atividades da Câmara dos Deputados, das Comissões Técnicas e do Plenário e visitaram os pontos turísticos da capital.

Além disso, todos eles participaram de uma simulação, na qual os estudantes ocupam as cadeiras dos parlamentares, para debater assuntos polêmicos e que estão em pauta no Congresso. “Foi uma experiência ímpar, principalmente, nesse momento histórico para o nosso país. Foi muito aprendizado ver tudo isso de perto, o que acompanhamos apenas pela televisão e internet. As pessoas daqui amam o que fazem e isso me inspirou”, disse Matheus Pires.

Para Milena, que está no quinto ano do curso de Direito, foi uma oportunidade de acompanhar o funcionamento das atividades parlamentares e verificar na prática o processo legislativos e o modo de como as coisas funcionam na Câmara. “O programa é muito bem organizado, conhecemos outros locais como o Senado Federal e o Superior Tribunal Federal (STF). Essa experiência mudou minha visão da política e, com certeza, vou compartilhar com meus amigos e familiares”, contou.

Matheus Pires cursa o terceiro ano da graduação, vive em Jacarezinho, mas é de Agudos, São Paulo. Para o estudante, o programa proporcionou um intercâmbio cultural e mudou sua visão sobre a política. “Acredito que ouvir opiniões diferentes dos outros estagiários e dos políticos ampliou minha visão sobre a política em nosso país”, disse. Segundo os estudantes, eles sonhavam com essa experiência e trouxeram uma bagagem lotada de aprendizado. Os dois destacaram ainda que o Estágio-Visita vai contribuir com suas atividades na graduação e após a conclusão do curso de Direito.

Cada deputado pode indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o programa. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa. “Os dois me procuraram e foram prontamente atendidos. O Estágio Visita é uma oportunidade de incentivo ao exercício da cidadania desses jovens. Agrega muito para a vida pessoal e profissional deles”, destacou Diego Garcia.

O programa Estágio Visita é oferecido pela Câmara dos Deputados desde 2003. Durante uma semana, os universitários podem aprender assuntos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação dos legisladores, bem como a elaboração de leis. Os interessados em participar podem procurar outros deputados para solicitar a indicação.

Última modificação: Sexta, 01 Abril 2016 16:02

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado