Estudantes de Direito da UENP participam de Competição nos Estados Unidos

Sexta, 03 Junho 2016 16:08 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para dir.) Pablo Pocay Ananias, Bruna Migliaccio Setti, Tayla Lydia Dummer e Rafael Hirann Almeida Kirsch após competição (Da esq. para dir.) Pablo Pocay Ananias, Bruna Migliaccio Setti, Tayla Lydia Dummer e Rafael Hirann Almeida Kirsch após competição

Os estudantes do curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Tayla Lydia Dummer e Pablo Pocay Ananias (ambos do 4º ano), orientados pelo ex-aluno Rafael Hirann Almeida Kirsch, participaram, entre dias 22 a 27 de maio, da 21ª edição da Competição Interamericana do Tribunal Simulado de Direitos Humanos realizado na Washington College of Law, em Washington, nos Estados Unidos.

O evento consiste em uma simulação de julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, envolvendo, de um lado, os representantes do Estado e, de outro, os representantes das supostas vítimas. Há um sorteio prévio que atribui a função de cada faculdade participante no simulado, ou seja, defesa do Estado ou das supostas vítimas.

Conforme explica Rafael, a competição se dividiu em diversas etapas sucessivas. Em janeiro deste ano, a organização do evento divulgou um Caso Hipotético/Fictício (“Caso Camana Osório e Outros Vs. Estado de Santa Clara”), elencando os mais variados assuntos relacionados a direitos humanos. Nesta 21ª edição, o tema principal foi “Indústrias Extrativistas e Direitos Humanos”, por meio do qual se desenrolaram outros assuntos, como Direito de Família, Direito da Criança, Direito Indígena, Direito Ambiental, Propriedade, dentre outros.

A partir do Caso Hipotético, as equipes elaboraram uma defesa escrita (“memorial”) de acordo com o encargo atribuído, o qual deve ser entregue dentro de um prazo predeterminado. Esse ano, os alunos da UENP foram encarregados de defender o “Estado de Santa Clara”. Após a entrega do memorial, as faculdades participantes realizaram debate trilíngue (inglês, espanhol e português) em defesa do Estado ou das supostas vítimas, etapa que ocorreu na Washington College of Law.

Neste ano, mais de 100 Universidades de todos os continentes participaram da competição. Os alunos da UENP debateram, na primeira rodada, com a Universiteit Gent, da Bélgica, e, na segunda rodada, com o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).

Sobre a experiência, Tayla relata que foi uma grande oportunidade. “Sinto muito orgulho de ter representado a nossa UENP neste evento. Tudo o que aconteceu nos dias que passamos lá se tornou aprendizado para minha vida acadêmica, profissional e pessoal”, ressaltou. “Foi um encontro de países, continentes, etnias, culturas, conhecimento e diversidade sem fim! Muito respeito e torcida mútua entre as equipes. O que é intitulado de "Competição" é na verdade uma troca de experiências de todas as formas possíveis. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pela confiança! Orgulho de ser UENP!”, finalizou

Pablo salienta a importância do evento na formação do estudante na área dos direitos humanos. "Os conhecimentos acerca de Direitos Humanos, Sistema Interamericano, oratória e postura que lá se aprendem não podem ser facilmente encontrados em qualquer outro lugar. Acima de tudo, destaca-se a oportunidade de intercâmbio cultural. É uma experiência da qual todo estudante de Direito deveria querer participar".

Já é o quinto ano consecutivo que a UENP encaminha representantes para o evento e a participação da Universidade na 21ª edição contou com apoio da Reitoria, bem como do Grupo de Estudos de Direito Internacional do CCSA, vinculado ao programa de mestrado do curso de Direito da UENP.

Última modificação: Sexta, 03 Junho 2016 16:12

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.