Parceria entre UENP e Universidade de Lisboa motiva intercâmbio universitário

Quinta, 17 Janeiro 2013 11:38 por Rogério Matsui Guenta

Alunos e professores do programa de mestrado em Ciência Jurídica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, participaram, nos dias 07, 08 e 09 de janeiro, de curso de extensão universitária na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O resultado dos estudos realizados nos três dias de encontro sobre Bioética será publicado em uma obra coletiva sobre o tema discutido, com artigos dos participantes.

O curso é resultado de convênio firmado entre a Universidade de Lisboa (FDUL), UENP e Centro Universitário de Marília (UNIVEM). Desde 2010, são promovidos cursos de extensão pelas instituições envolvidas, com ampla participação de acadêmicos e pesquisadores sênior de países falantes de língua portuguesa.

Neste ano de 2013, o curso esteve sob a coordenação dos professores-doutores Vladimir Brega Filho (UENP) e Fernando Araujo (FDUL). A programação contou, no primeiro dia, com palestras sobre os temas "Regulação da saúde: perspectiva comportamental", da professora Paula Vaz Freire (FDUL); e "Reprodução post-mortem e maternidade de substituição: regulamentação dos hard cases da reprodução assistida", da professora Vera Raposo da Universidade de Coimbra.

No dia 08, pela manhã, os alunos puderam acompanhar uma discussão sobre o tema "A indução da procura através da promoção da chance terapêutica, em particular em tratamentos sem efeito discernível nos pacientes" do professor Ricardo Pereira da Universidade Lusíada de Lisboa. No período da tarde, discutiram o tema: "Limites a patentealidade em biotecnologia médica", por meio da palestra do professor Miguel Patrício (FDUL). No último dia, o professor Fernando Araújo (FDUL) falou sobre o tema "Responsabilidade pelo nascimento e pela vida (Wrongful Birth / Wrongful Life)".

Última modificação: Segunda, 04 Fevereiro 2013 11:40

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado