Curso promove a XIX Semana da Matemática da UENP

Quarta, 26 Outubro 2022 07:14 por Assessoria de Comunicação Social

O Colegiado de matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza, até o dia 28 de outubro, a XIX Semana da Matemática. O evento, que teve início na noite de ontem (24), tem como tema “A Matemática além do X”, e conta com palestras, oficinas, sala temática, teatro, mesa-redonda e comunicações online.

A coordenadora de Matemática, Anália Maria de Góis, agradeceu a presença de todos e fez importantes indagações sobre o futuro da educação. “Vamos continuar reproduzindo discursos, aplicando o que já estamos cansados de ver e ouvir? Enquanto o mundo andou, digitalizamos o que é tradicional, mas será que não deveríamos encontrar o caminho novo, incerto, que transcende o cânone e gera um universo novo de possibilidades?” E finalizou: “O mundo já pegou esse bonde, e nós? Onde estamos?”

O reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou o evento e o curso de Matemática, durante a abertura, e ressaltou a presença e importância da ciência para a Universidade: “Presente nos diversos processos, objetos e situações do cotidiano, a matemática é muito mais do que simplesmente uma ciência numérica. A base de todas as ciências e de todas as artes, a partir da qual desenvolvemos nossos ensinos, pesquisa e extensão. Razão pela qual a Universidade cumpre sua razão de ser. O seu papel na sociedade”.

A palestra de abertura, conduzida por Alfredo Moreira Junior, diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, discutiu “A simbologia dos números do ocultismo das sociedades secretas”. Participaram também da abertura da XIX Semana da Matemática o chefe de Gabinete da Reitoria, Matheus Biancon; o diretor do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak, a vice-diretora do Campus, Ana Paula Belomo Castanho Brochado, o coordenador do curso de Matemática, Luciano Cornas, além de professores e estudantes do curso.

Última modificação: Quarta, 26 Outubro 2022 08:28

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, TORNA PÚBLICA a abertura de Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

• TORNA PÚBLICO que estarão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação - Residência em Reabilitação Física, no período de 29/04/2024 a 10/05/2024, para VAGAS REMANESCENTES.

• RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA – 2024

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.