CCSA do Campus de Jacarezinho realiza 53ª Semana Jurídica

Quarta, 09 Novembro 2022 11:25 por Assessoria de Comunicação Social
Semana Jurídica aborda questões voltadas aos Direitos Humanos e Justiça Semana Jurídica aborda questões voltadas aos Direitos Humanos e Justiça

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza a 53ª Semana Jurídica, tradicional evento do curso de Direito, até dia 10 de novembro. O evento conta com palestras e oficinas relacionadas a pesquisas e estudos acadêmicos na área do Direito, o que oportuniza o contato dos estudantes com os mais variados temas da área jurídica.

Durante a solenidade de abertura, o reitor Fábio Antonio Néia Martini parabenizou professores e coordenadores pela realização do evento e enalteceu a história do curso. “O curso de Direito da UENP possuiu uma tradição de mais de 50 anos de formação de excelência de operadores do Direito e, por meio de seus núcleos de aplicação, disseminam aquilo que nós denominamos justiça, chegando até a população que mais precisa”. O reitor ainda relembrou a importância e a necessidade de encontros como este. “Num momento tão importante como esse em que o nosso país se encontra, sabemos o quão relevante se tornam as reflexões que possuem como base a segurança jurídica”.

Ainda durante a abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, destacou o desenvolvimento de projetos e programas de extensão dentro da Universidade, especificamente, no CCSA. “O curso de Direito tem trabalhado ativamente dentro de projetos de extensão, atendendo diretamente à comunidade externa, além do desenvolvimento de projetos de grande importância dentro do cenário estadual”, ressaltou.

O professor Luiz Fernando Kazmierczak, diretor do Campus de Jacarezinho, juntamente de José Saviani da Silva, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, parabenizaram a organização. “Que nós possamos estar sempre juntos realizando eventos tão significativos como este!”, disse Saviani.

Em sua fala, Kazmierczak destacou a realização do evento e a atuação do curso por meio das ações de extensão. “Quero agradecer a todos os projetos de extensão existentes no CCSA de nosso Campus, os quais fazem uma grande diferença para a população de Jacarezinho, atendendo às pessoas que necessitam da ajuda da justiça nos mais variados temas”, disse o diretor.

“É uma felicidade muito grande poder prestigiar e acompanhar um dos eventos mais longínquos da nossa Universidade”, comentou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UENP, Fernando de Brito Alves. “Aqui, os alunos estão tendo oportunidade de conexões e esperamos que, neste momento de partilha, se inspirem e saibam que a nossa Universidade oferece muitas oportunidades formativas, muito mais longa do que a graduação em Direito”, acentuou. O curso de Direito oferece, além da graduação, oportunidade de mestrado e doutorado na área jurídica.

O professor Renato Bernardi, coordenador geral do evento e do curso de Direito, durante sua fala na solenidade de abertura, destacou a relevância da Semana para a comunidade acadêmica. “Nós estamos aqui empenhados na busca de uma coisa só: oferecer o melhor aos alunos. Meu agradecimento principal é a vocês!", disse. "Que nosso evento seja bastante provido, bastante útil, sempre brindando à universidade pública e gratuita, sempre brindando à ciência”, completou o professor.

Além do intuito de difundir a cultura técnico-científica aos acadêmicos e à comunidade, a Semana Jurídica também aborda questões voltadas aos Direitos Humanos e Justiça, contando com a participação de palestrantes, acadêmicos e professores da Instituição, juristas qualificados e estudantes do curso de Direito.

Serão realizadas oficinas orientadas por pós-graduandos do curso durante todos os dias do evento. O encontro é aberto a discentes de outras áreas e instituições, além de advogados e demais interessados.

Última modificação: Quarta, 09 Novembro 2022 11:46

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.