.

Terça, 13 Agosto 2024 16:15

A XIX Mostra de Teatro EnCena acontecerá de 26 de agosto a 5 de setembro com 11 espetáculos gratuitos e para todas as idades. O evento é uma ação cultural realizada pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, pelo Sesc Paraná, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho.

A solenidade de abertura do evento será no dia 26 de agosto, às 19h, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT). A partir das 20h30, o público assiste ao espetáculo de dança-teatro “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes” (Classificação etária: Livre), do Centro Cultural Teatro Guaíra, de Curitiba. A peça, dirigida por Gabriel Vilella, adentra o universo circense para abordar questões existenciais da condição humana e faz referências às gags, um tipo de performance popular humorística do universo dramatúrgico circense.

No dia 27 de agosto, a Cia Tecer Teatro apresenta “Jardim, um solo poético para crianças” (Classificação etária: Livre), às 20h30, no CAT. Na quarta-feira, 28 de agosto, a artista Amarilis Irani, de São Paulo, traz o espetáculo “Emaranhada” (Classificação etária: Livre), às 14h30 e às 20h30, no CAT. Nessa peça, Amarilis interpreta Mavi, uma heroína negra. Menina inventora de palavras, braços e mãos tagarelas, dona de uma cabeleira exuberante, Mavi trança suas próprias aventuras.

O Modulado de Pesquisa Teatral do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, apresentará, no dia 29 de agosto, às 9h30 e às 14h30, no CAT, o espetáculo “Mademoiselle Noir” (Classificação etária: 10 anos). A peça conta a história da Baronesa, que convida dois cientistas do sobrenatural para investigarem o sumiço de mulheres que viviam no vilarejo onde mora.

No mesmo dia, às 20h, no PDE do Campus Jacarezinho da UENP, a Cia Humatriz Teatro apresenta o espetáculo “Mortes ardentes, paixões enterradas” (Classificação etária: 10 anos). O espetáculo é estrelado pelas atrizes e palhaças Adelvane Neia (Margarida) e Silvia Leblon (palhaça Spirulina).

No dia 30 de agosto, o Curso Técnico em Teatro do Instituto Federal do Paraná, Campus de Jacarezinho, apresenta o espetáculo “Psicose 4:48” (Classificação etária: 16 anos), no CAT, às 20h30. A peça é uma adaptação e montagem do texto original de Sarah Kane.

Já no sábado, 31, às 16h, no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP, a Cia Pequeno Teatro do Mundo traz o espetáculo “Grande Circo Grandevo” (Classificação etária: Livre). À noite, às 20h30, no CAT, será exibido o espetáculo “Ritalino e o Quinteto Incompleto” (Classificação etária: Livre), estrelado por Tiago Marques, que interpreta o palhaço Ritalino.

Em 1º de setembro, o palhaço Tiago Marques apresenta o espetáculo “O Melhor Show do Mundo… na minha opinião…” (Classificação etária: Livre), às 10h, na Estação Ferroviária de Jacarezinho. Na segunda-feira, 2 de setembro, é o dia da Cia Azul Celeste, de São José do Rio Preto, São Paulo, apresentar o espetáculo “Tudo a fazer” (Classificação etária: 16 anos).

O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná, de Curitiba, exibirá o espetáculo “A gente se acostuma” (Classificação etária: Livre), no dia 3 de setembro, a apresentação será às 9h30 e às 14h30, no CAT. No palco, mais de trinta bailarinos prometem emocionar o público com uma performance que tem pessoas pelo Brasil e pelo mundo.

Confira mais informações sobre a XIX Mostra de Teatro EnCena no site: https://sites.google.com/uenp.edu.br/encena

Última modificação: Terça, 13 Agosto 2024 16:17

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES