Curso de Direito da UENP é o melhor do Paraná e o 2º do Brasil

Quarta, 09 Outubro 2013 11:58 por Assessoria de Comunicação Social
Fachada do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), campus Jacarezinho; professores destacam compromisso e comprometimento como segredo para estar no topo Fachada do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), campus Jacarezinho; professores destacam compromisso e comprometimento como segredo para estar no topo Foto: Tiago Angelo

O curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, alcançou nota 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A nota máxima na avaliação comprova a excelência da qualidade do ensino e destaca o curso da UENP como referência nacional. Os dados do Enade de 2012, divulgados na segunda-feira (07/10), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), indicam ainda que o curso de Direito da Instituição ficou em 2º lugar na classificação geral do Brasil e 1º lugar do Paraná.

Os conceitos 5 no Enade nas três avaliações das quais participou o curso de Direito da UENP (2006, 2009 e 2012) são antecedidas por oito conceitos "A" consecutivos do provão do MEC. Além disso, o curso possui três selos de excelência de qualidade da OAB Federal e índice sempre superior a 50 % de aprovação na Ordem. O diretor do CCSA, professor-mestre Allaymer Ronaldo Régis dos Bernardos Bonesso, lembra que a conquista do presente é resultado de um trabalho feito com compromisso por todos. "Parabenizo alunos, professores e funcionários por mais esta conquista de nosso Centro de Estudos que tem se destacado sempre pela excelência no ensino, com reconhecimento nacional. Isso é sempre grande motivo de orgulho para todos nós".

O coordenador do curso, professor-doutor Sérgio Vaz, partilha a satisfação ao saber do resultado e destaca que "Isso se deve ao comprometimento dos alunos, dos professores e de todos que lutam pelo desenvolvimento da Universidade". O professor ressalta ainda que o nível de excelência tem sido alcançado também pela seleção dos alunos no vestibular da Universidade. "Nossos estudantes apresentam um nível muito bom de aproveitamento e a frequência às aulas, que é maciça, ajuda com que esse desenvolvimento seja eficiente e eficaz".

O reitor em exercício da UENP, professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, parabeniza esta conquista do curso de Direito que se mantém há mais de 40 anos como um curso de excelência no Brasil. "Seriedade, compromisso, comprometimento são, certamente, valores que levaram o curso de Direito da UENP ao lugar que ocupa entre os melhores cursos do Brasil. Parabenizo a todos os envolvidos nesta conquista, pois não se chega ao topo sem grandes esforços e muito trabalho. Esse curso é um orgulho para UENP", enaltece Rinaldo.

ENADE

Participaram do exame, realizado no dia 25 de novembro de 2012, 65 estudantes do último ano do curso de Direito da UENP. A prova foi composta de questões objetivas e discursivas, de formação geral e de componente específico. A nota dos estudantes no Enade influencia no índice que mede a qualidade dos cursos, o CPC (Conceito Preliminar de Curso), sendo ainda calculados para a nota final titulação e regime de trabalho dos professores, organização didático-pedagógica e infraestrutura da instituição. Como no Enade, a gradação do CPC varia entre 1 e 5.

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Última modificação: Quarta, 09 Outubro 2013 16:06

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD