CCSA/CJ sedia curso do programa Patronato Municipal

Sexta, 25 Outubro 2013 15:52 por Assessoria de Comunicação Social
“Todos estão engajados por um objetivo comum: ressocializar os egressos do Sistema Penitenciário e beneficiários das penas alternativas”, destaca a professora Lucyellen “Todos estão engajados por um objetivo comum: ressocializar os egressos do Sistema Penitenciário e beneficiários das penas alternativas”, destaca a professora Lucyellen

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho, sediou entre 21 e 25 de outubro, o curso de capacitação do programa "Patronato Municipal". A iniciativa é uma promoção da Universidade em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) e Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH). Participaram do curso membros do poder executivo, judiciário e sociedade civil.

Durante a abertura dos trabalhos, na segunda-feira, as juízas do Juizado Especial Criminal e Vara Criminal, Anne Regina Mendes e Carolina Carrijo, respectivamente, fizeram uma exposição sobre a "Execução Penal em Meio Aberto: relato de experiência". Nos dias seguintes, professores da UENP aplicaram mais dez aulas. Além deles, o policial militar, tenente Wilson Garcia, ministrou uma aula de noções sobre crime de trânsito e o representante da CAAD, Antonio Henrique Mariano, apresentou uma aula sobre "Drogadição: efeitos e consequências". Dentre os demais assuntos tratados na programação, estão "Estratégias de inserção social às vistas da Educação e do Trabalho" e "Crime de violência contra mulher".

A equipe da SEJU em conjunto com ESEDH prestou apoio no processo de capacitação dos integrantes do Patronato de Jacarezinho que é formado por profissionais das áreas de Direito, Administração, Serviço Social, Pedagogia e Psicologia. As coordenadoras do curso foram as integrantes do Patronato do Estado, Iris Mirian do Nascimento e Silvana Barbosa de Oliveira e Marilza Stadler de Campos Hack, membro da Escola de Educação em Direitos Humanos do Paraná.

De acordo com a orientadora jurídica do Patronato de Jacarezinho, professora Lucyellen Dias Garcia, o curso visa propiciar aos servidores do programa informações sobre a concepção de atendimento na execução penal em meio aberto à luz dos Direitos Humanos, enquanto processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos. "Todos estão engajados por um objetivo comum: ressocializar os egressos do Sistema Penitenciário e beneficiários das penas alternativas", destaca.

A professora Lucyellen menciona que a proposta do Patronato Municipal é conscientizar a sociedade acerca da necessidade de recuperar os cidadãos, oferecendo-lhes condições para viver de forma digna e distante dos problemas que o direcionam para a prática de delitos.

A equipe do Patronato de Jacarezinho é formada pelos orientadores: Lucyellen Garcia (Direito), Maria das Graças Zurlo (Administração), Maria Cristina Simeoni (Pedagogia), Viviane Santos (Serviço Social), Roberta Ekuni (Psicologia); e pelos profissionais recém-formados, Silvia Alves, Liesly Pini, José Ricardo Souza e Bruna Tiesse. Também participam os estagiários Vicente Pavan, Camila Ribeiro de Araujo e Izabela Pimenta.

William Bilches

Última modificação: Sexta, 25 Outubro 2013 15:59

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.