UENP realiza 1º Encontro PIBID-História

Quinta, 21 Novembro 2013 11:33 por Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na tarde de quarta-feira (20/11), o I Encontro PIBID-História UENP. O evento, que aconteceu no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), reuniu cerca de 80 alunos do ensino médio do colégio Estadual Rio Branco de Santo Antônio da Platina, além de professores e acadêmicos da Universidade.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UENP, Rinaldo Bernardelli Junior, salientou a importância do projeto para a vida daqueles que integram o programa. "A vocês que trabalham no PIBID, professores e alunos, nossa gratidão por estarem envolvidos nessa causa. O único caminho para que este País possa progredir chama-se educação". A pró-reitora de Graduação, Marivete Bassetto de Quadros, parabenizou os organizadores do evento pela iniciativa e reiterou os votos feitos pelo reitor para que num futuro próximo os alunos presentes pudessem integrar o corpo discente da UENP.

O diretor do CCHE, Antonio Carlos de Souza, destacou que o centro de estudos estará sempre aberto a toda iniciativa e possibilidade de propiciar aos estudantes, professores e demais membros da sociedade um espaço de debate. "O PIBID, na escola e na universidade, deve ser espaço social e político no sentido de incrementar debates e discussões, produção de conhecimento para que o mundo seja transformado", ressaltou. Lembrando Jean Paul Sartre, filosofo francês, ele provocou os estudantes: "Precisamos primeiro saber de onde viemos. Somos filhos da história, mas precisamos saber também o que vamos fazer com o que fizeram de nós para que não sejamos ingênuos eternamente. Para que sejamos senhores e senhoras de nossos destinos".

O professor-doutor Antonio Donizetti Fernandes parabenizou a iniciativa do evento e, sobretudo, a escolha da data: Dia da Consciência Negra. "Há uma necessidade de ampliarmos essa discussão dentro da Universidade que é um espaço tipicamente branco, onde não existe a presença do negro, nem como professor, nem como aluno", ressaltou. Num momento de maior interação com os jovens, Donizetti apresentou uma música ao som do berimbau. "Esse é um instrumento que anuncia, antes de mais nada, a resistência, a capacidade do homem negro e da mulher negra desse País de resistir a todo instante a um aviltante salário ou não salario, não trabalho, não educação".

Após a solenidade de abertura, os alunos realizaram visita aos centros de estudos onde puderam acompanhar as oficinas "Hip Hop e Cultura Afro-Brasileira", "Imagens da África", "Preconceito, Segregação, Socioespacial e estereótipos", "Influência Cultural Africana", além de exposições de painéis e atividade de expressão escrita e artística. Os estudantes puderam acompanhar ainda apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade da UENP realizado pela professora-doutora Sônia Maria Dechandt Brochado. Visitaram ainda o laboratório de Educação à Distancia da Universidade com mediação do professor-mestre Silvio Tadeu de Oliveira, e o Curso de História com o professor-doutor Flávio Ruckstadter.

O coordenador da área de História do PIBID na UENP, professor-doutor Jean Carlos Moreno, comenta que o curso de licenciatura em História da UENP desenvolve o Projeto PIBID-História desde o 2º semestre de 2012, atuando junto a duas escolas de educação básica, em Jacarezinho e Santo Antônio da Platina. O projeto, que conta com 11 bolsistas, dois professores supervisores e um coordenador de área, atende a cerca de 600 estudantes da Educação Básica.

Jean ressalta que as avaliações feitas pela equipe pedagógica dos colégios a respeito das intervenções realizadas pelos bolsistas do projeto têm sido altamente positivas. "Os professores de estágio curricular na Universidade, por sua vez, têm relatado a mudança de postura e perspectiva dos graduandos pibidianos em relação à ação docente", destaca o professor. A data de 20 de novembro, explica Jean, foi escolhida para valorizar e destacar o Dia da Consciência Negra, pois o ensino de história e cultura afro-brasileira é temática também desenvolvida pelo PIBID nas escolas.

As atividades desenvolvidas atualmente pelo projeto podem ser visualizadas através dos endereços eletrônicos: http://pibidhistoriauenp.blogspot.com.br/ e https://www.facebook.com/PibidHistoriaUenp. Em 2014, o Projeto PIBID História prevê dobrar o número de alunos da Educação Básica e de bolsistas atendidos.

PIBID

O PIBID é um programa do Governo Federal, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que visa atender à formação de professores, investindo nos cursos de licenciatura e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da Educação Básica, ampliando a interação das universidades com as escolas de Ensino Fundamental e Médio.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.