CCSA/CJ sedia etapa do projeto “Tecendo Redes”

Quinta, 28 Novembro 2013 12:21 por Assessoria de Comunicação Social
Promotor de justiça Murilo José Digiácomo (foto) durante palestra; representantes do NIDDIJ UENP participaram de capacitação do projeto "Tecendo Redes" Promotor de justiça Murilo José Digiácomo (foto) durante palestra; representantes do NIDDIJ UENP participaram de capacitação do projeto "Tecendo Redes" Fotos: William Bilches

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) sediou, na terça-feira, 26, uma etapa de capacitação do projeto "Tecendo Redes". O promotor de justiça Murilo José Digiácomo conduziu uma palestra destinada a gestores públicos municipais. A realização foi do Ministério Público e contou com a parceria da prefeitura de Jacarezinho, e participação de membros do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ) da UENP, além de professores da Universidade.

Participaram ainda trabalhadores sociais de entidades governamentais e não governamentais, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, conselheiros municipais da Assistência Social, integrantes do Poder Judiciário e outros interessados.

Entre as questões tratadas durante a capacitação, o promotor Murilo Digiácomo ressaltou o papel da sociedade e da Rede na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. "Devemos tornar o direito, concretamente, acessível a todos indistintamente. O artigo 227 do Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a criança e ao adolescente a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer", argumenta.

A representante do NEDDIJ UENP, Angélica Rodrigues Alves, destaca a importância da capacitação. "Foi um evento que capacitou os atores envolvidos com a rede de proteção a infância. O doutor Murilo Digiácomo é um dos maiores expoentes do estudo da área dos direitos das crianças e adolescentes. Ele contribuiu muito para o fortalecimento e conscientização de cada um dos integrantes da rede de proteção acerca de suas responsabilidades", enfatiza.

O "Tecendo Redes" visa o fomento das redes municipais que enfrente a violência praticada contra crianças e adolescentes e que culmine com a efetivação de serviços, programas e projetos que dirimam os graves problemas que eles enfrentam, bem como o apoia a suas famílias.

William Bilches

Última modificação: Quinta, 28 Novembro 2013 12:26

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• Nomeia a composição discente na Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) – Mestrado Acadêmico do CCS/CJ/UENP.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, do Campus de Jacarezinho, considerando o Edital nº 03/2024 - CCHE/CJ/GAB e a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO o resultado da homologação das inscrições para a escolha dos representantes docentes do CCHE-CJ.

• A Direção do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, TORNA PÚBLICA a abertura de Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.