Curso de Direito realiza trote solidário para doação de sangue

Quinta, 08 Mai 2014 09:23 por Assessoria de Comunicação Social
Campanha contou com a doação de sangue de 38 estudantes pertencentes aos quatro anos do curso de Direito; coleta foi organizada por alunos do segundo ano da Universidade Campanha contou com a doação de sangue de 38 estudantes pertencentes aos quatro anos do curso de Direito; coleta foi organizada por alunos do segundo ano da Universidade

A comissão de trote, formada por alunos do segundo ano do curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UENP, Campus Jacarezinho, realizou, no último dia 24, campanha para coleta de sangue em parceria com o Hemocentro de Jacarezinho. O trote solidário ocorreu no auditório do CCSA e contou com a doação de sangue de 38 acadêmicos pertencentes aos quatro anos do curso.

Para doação de sangue, os alunos passaram por uma bateria de perguntas, a fim de se apurar a aptidão de cada voluntário na realização do procedimento. Após essa fase, foram submetidos a um exame médico seguido de teste hematológico. Com a aprovação nas fases preliminares, os acadêmicos foram encaminhados para a doação. Cada doador, após todo o procedimento, recebeu um kit lanche, contendo pão, bolacha, suco e achocolatado.

A acadêmica do segundo ano do curso de Direito, Tayla Dummer, quem cuidou da parceria com o Hemocentro, foi uma das organizadoras da ação. "Partimos da ideia de fazer um trote solidário com os calouros 2014. Uma dessas ideias foi a doação de sangue, por ser um ato solidário muito bonito e que não dependeria de contribuição em dinheiro, mas apenas da boa vontade do doador em participar", explica Tayla. A universitária ressalta que a campanha teve a participação de calouros e veteranos. "Fiquei muito feliz ao ver alunos de vários anos participando, desde o começo até o final do horário de doação. Com certeza, ajudaremos muitas pessoas".

A acadêmica Paula Emanuela (terceiro ano), adepta à iniciativa, revela que foi a primeira vez que realizou este procedimento. "Gostei bastante. Eu nunca tinha doado e ver outras pessoas doando me incentivou. E a dor é bem pequena se comparada ao tamanho do gesto. Foi tranquilo e pretendo, sem dúvida, continuar doando". O aluno Ramon Machado (quinto ano), destaca que "É sempre bom doar sangue. Nunca sabemos quando vamos precisar e não faz mal nenhum. Muito boa a iniciativa da Hemepar de fazer as coletas diretamente na faculdade".

A caloura Brenda Querino ressalta a iniciativa dos veteranos em realizar a campanha de doação de sangue. "Trouxeram a campanha para dentro do nosso ambiente (universitário) e incentivaram o curso todo (a participar). Mostraram que além dos estudos, devemos nos envolver em movimentos solidários. Estão todos de parabéns!" Para a realização da coleta, o Hemocentro de Jacarezinho enviou equipamentos do banco de sangue da cidade e uma equipe de 15 funcionários ao prédio do curso de Direito (Dalva, Juliana, Elaine, Sônia, Solange, Dr. Robertson, Carolina, Valdelício, Ivany, Fátima, Marli, Adriana, Wanda, Amarildo e Júnior). Os trabalhos contaram com a colaboração do médico, ex-aluno, mestrando e professor do CCSA, Paulo Tamura.

Última modificação: Quinta, 08 Mai 2014 09:33

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, TORNA PÚBLICA a abertura de Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

• TORNA PÚBLICO que estarão abertas as inscrições para o curso de Pós-Graduação - Residência em Reabilitação Física, no período de 29/04/2024 a 10/05/2024, para VAGAS REMANESCENTES.

• RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM REABILITAÇÃO FÍSICA – 2024

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.